Mesmo frente a concorrentes de peso na região asiática e encarando uma popularização do recente Lollipop entre os dispositivos com o sistema da Google, a Apple não parece se intimidar jogando em casa e anota um crescimento no mercado mobile norte-americano. No ritmo inverso de muitos de seus concorrentes nos EUA, a empresa subiu 1,8% em sua participação no segmento de março a maio deste ano, chegando a 43,5% dos cerca de 189,7 milhões de smartphones do país.
Os números fazem parte do relatório mais recente publicado pelo comScore e compara a performance das principais companhias do ramo em relação ao trimestre anterior. Enquanto a quantidade de iPhones sobe, os aparelhos com Android registram uma queda de 0,7% – apesar de o sistema ainda se manter na liderança, com 52,1%. Das marcas que optam por equipar seus produtos com a plataforma aberta, somente a Samsung (28,7%) subiu, embora o crescimento de 0,1% não mostre um impacto relevante da família Galaxy S6 em sua estreia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Outras grandes do setor não tiveram a mesma sorte e amargaram retração, como a LG, que mesmo se mantendo na terceira posição de vendas nos EUA amargou uma queda de 0,1 % absoluto, ficando com 8,2% do mercado. As fabricantes logo abaixo da sul-coreana também viram sua participação retrair, com a Motorola (4,9%) anotando redução de 0,2% e a HTC (3,5%) fechando a lista das cinco mais influentes caindo 0,3%. A expectativa é que essas porcentagens se agitem ainda mais com a proximidade do lançamento do iPhone 6s.
Porém, os verdadeiros sofredores com toda essa história são qualquer sistema que não tenha iOS ou Android no nome, já que a dupla dinâmica concentra nada menos do que 95,6% de todo mercado de smartphones nos Estados Unidos. Com a nova versão ainda não lançada oficialmente, a Microsoft vê seu Windows Phone cair 0,5%, anotando modestos 3% de participação. Anões, mas ainda presentes no mercado, BlackBerry (1,3%) desceu 0,5% e o ancião Symbian se segura na tabela com 0,1%.
Adicionalmente, os dados divulgados pelo comScore mostram que o Facebook ainda domina o mercado de apps na terra do Tio Sam. O aplicativo oficial da rede oficial segue em primeiro lugar, com 70,2% de alcance entre os usuários acima de 18 anos que utilizam celulares com sistema iOS ou Android. Seu Facebook Messenger não deixa por menos e entra no Top 3 com 52,4%, bem próximo do segndo lugar, ocupado pelo YouTube (59,1%).
Será que o sistema da Apple vai ultrapassar o Android com o lançamento de novas versões do iPhone? Deixe seu comentário no Fórum do TecMundo!
Fontes
Categorias