Um documento interno da Apple que foi enviado para Apple Stores e revendedoras autorizadas vazou e começou a preocupar alguns consumidores. O memorando avisa que alguns dos modelos de gadgets e computadores da companhia vão parar de receber assistência técnica ou qualquer suporte de órgãos autorizados — sim, incluindo as lojas físicas.
Os tais modelos entram em uma categoria de produtos "obsoletos ou vintage", o que significa que eles agora são peças antigas de colecionador ou aparelhos que agora precisam ser consertados em outro lugar. Para a Apple, entretanto, a recomendação será para que você adquira um dispositivo mais recente.
A lista mais recente inclui um modelo de iPhone que ainda era popular há pouco tempo, além de MacBooks e iMacs. os outros produtos são uma estação-base de WiFi e uma antiga linha de servidor para computadores da Apple. A lista vale para Estados Unidos, Ásia-Pacífico, Canadá, Europa, Japão e América Latina.
Os modelos que terão o suporte cortado a partir de 9 de junho de 2015 são os seguintes:
- iPhone 3G
- iPhone 3G (modelo chinês)
- iPhone 3GS
- iPhone 3GS (modelo chinês)
- MacBook Pro (17", lançado em 2009)
- MacBook Pro (17", com 2,4 GHz)
- MacBook Pro (15", com 2,2 GHz a 2,4 Ghz)
- iMac (20", lançado em 2007)
- iMac (24", lançado em 2007)
- AirPort Express Base Station
- XServe (lançado em 2006)
- XServe RAID (SFP, lançado em 2004)
A Apple normalmente corta o serviço de aparelhos que completam sete anos após serem descontinuados ou cinco anos depois do fim da própria fabricação. A linha de todos os produtos já considerados vintage e obsoletos pela empresa pode ser encontrada aqui.
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