A Apple continua investindo em patentes para melhorar os teclados dos computadores da empresa. Depois do trackpad com Force Touch, que já é realidade, uma nova tecnologia complementar pode surgir em um futuro próximo.
A tecnologia foi batizada de Taptics e envolve um teclado virtual que provoca sensaçoes reais de contato. Claro que o registro de uma patente da Apple não significa necessariamente que a tecnologia será utilizada, mas sim que a empresa agora é a dona dessa propriedade intelectual.
Porém, como a ideia parece ser deixar o MacBook cada vez mais fino e minimalista, de acordo com o que foi apresentado recentemente, essa ideia não deve ser descartada.
Sem as teclas, mas com as teclas. Entendeu?
Funciona assim: em vez das teclas tradicionais, o periférico seria composto de uma chapa de alumínio, quase como o trackpad dos laptops. Os botões virtuais podem ser pressionados pelo usuário e, quando ocorre a ação, a tecnologia háptica lança um feedback e faz com que você sinta que acabou de pressionar algo "de verdade".
Mesmo sem o movimento mecânico, portanto, é possível obter uma sensação de resposta. Além de ser um efeito moderno, ele diminuiria a sensação de estranhamento do usuário ao utilizar o teclado sem peças.
Junto com o Force Touch, as possibilidades são infinitas: o usuário provavelmente poderia personalizar a configuração do teclado para que a intensidade da força aplicada resulte em diversas ações. Pressioná-lo de forma bruta pode significar uma letra com acento, enquanto um movimento suave seria a tecla normal, só citando um exemplo puramente especulativo.
Fontes
Categorias