Desde que os novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus foram lançados, com suas telas maiores, os aparelhos da Apple se popularizaram consideravelmente em território asiático, principalmente na Coreia do Sul – lar da rival Samsung. Por exemplo, antes do lançamento do novo iPhone, 15% do mercado sul-coreano estava sob domínio da Apple – hoje, esse número é de 33%, um aumento considerável.
A Samsung, que no passado controlava 60% do mercado sul-coreano, hoje está com 46%, enquanto a LG aparece com 14%. Os dados fazem parte de um relatório divulgado hoje pela Counterpoint Research. Tom Kang, o diretor de aparelhos móveis da Counterpoint, disse que na história de smartphones da Coreia do Sul nenhum dispositivo provindo de marcas estrangeiras, como a Apple, passou de 20% de domínio no mercado local – a Samsung sempre foi líder no país.
Contudo, o lançamento do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus modificou um pouco esse quadro. No Japão, as pessoas também se interessaram bem mais pelos novos modelos de iPhone. A quota de mercado da Apple subiu consideravelmente no Japão, atingindo 51% do mercado de smartphones (a Sony, oriunda do país, aparece bem atrás, em segundo lugar, com 17%).
Já na China, também houve um crescimento significativo da Apple (as vendas dos aparelhos da Maçã têm subido 45% a cada ano no país). Em novembro, a Apple dominava 12% do mercado de smartphones da região, enquanto a Lenovo aparecia com 13% e a Samsung, com 9%. Visivelmente, o mercado asiático absorveu bem o novo design do aparelho, que passou de 4 polegadas para 4,7 polegadas e 5,5 polegadas (iPhone 6 e iPhone 6 Plus, respectivamente).
Fontes