(Fonte da imagem: Reprodução/Cloudave)
A disputa de mercado entre a Apple e a Google deve ganhar mais uma batalha nos próximos meses. Informações publicadas pelo The Wall Street Journal neste final de semana mostram que as duas empresas pretendem investir pesado em jogos para dispositivos mobile e, para isso, estão dispostas a pagar mais para ter títulos exclusivos.
A ideia é que os desenvolvedores recebam um percentual maior em grandes jogos para que, em troca, eles possam dar exclusividade ou prioridade para uma única plataforma. Um exemplo dessa metodologia pôde ser visto no ano passado, quando o aguardado game Plants vs. Zombies 2, da Electronic Arts, foi lançado primeiro na App Store, chegando somente dois meses depois ao Android.
A estratégia de jogos exclusivos é bastante comum no mercado de consoles, mas ainda dá os seus primeiros passos no mundo do mobile. Quando chegou ao mercado, em 2007, o iPhone rapidamente se tornou uma referência em termos de smartphone, atraindo nos anos seguintes de forma natural a atenção dos desenvolvedores.
Entretanto, com o crescimento do Android – que hoje domina quase 80% do mercado –, a situação acabou se invertendo e é preciso que ambas as empresas busquem diferenciais para se destacar junto aos consumidores.
Mesmo tendo objetivos similares, Apple e Google devem adotar estratégias diferentes: a empresa da Maçã, incialmente, deve oferecer apenas propaganda de grandes jogos em troca de exclusividade, enquanto a Google está disposta até mesmo a colocar a mão no bolso para investir em títulos diferenciados.
Fontes
Categorias