Ouvindo música online com a Apple (Fonte da imagem: Divulgação/Apple)
Entre as diversas novidades apresentadas pela Apple no primeiro dia da Worldwide Developers Conference 2013 está um produto que promete balançar o mercado de músicas online.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Chamado de iTunes Radio, o serviço de streaming de áudio vem para bater de frente com ferramentas bastante populares, sendo um concorrente direto para o Pandora e para o Spotify, por exemplo.
Com ele, você é capaz de ouvir música diretamente pela internet, sem precisar baixar as canções para apreciá-las. Ele funciona baseado em estações de rádio virtuais e que poderão ser personalizadas por você de várias maneiras diferentes.
Serviço direcionado
Segundo a apresentação da Apple, o iTunes Radio já contará com diversas rádios inteligentes em seu lançamento. Elas serão separadas por estilos e gêneros, ou seja, se você quer ouvir “Heavy Metal”, por exemplo, bastará procurar pelas estações desse tipo.
O programa também permitirá que você crie rádios inteligentes, baseando o algoritmo de seleção de músicas nos arquivos que já habitam a sua biblioteca local ou em alguma banda ou canção específica.
Além disso, você poderá marcar algumas músicas como favoritas, tornando mais fácil a tarefa de encontrá-las quando você quiser ouvi-las em algum outro momento. As canções também contarão com atalho (e com uma etiqueta de preço) para que você as compre e as baixe, caso ache interessante fazer isso.
Suas bandas preferidas (Fonte da imagem: Divulgação/Apple)
Durante a sua execução, as músicas aparecerão na forma de uma “minilista de reprodução”, ou seja, você saberá qual é a banda que tocará a seguir. Nada de novo, mas esse tipo de função é sempre muito bem-vindo – principalmente quando funciona direitinho!
A Siri também fará parte desse novo universo musical proposto pela Apple. Segundo a empresa, será possível pedir ao sistema de comandos de voz da Maçã para que toque determinadas músicas. Assim, caso você curta uma banda que esteja tocando no momento, você poderá dizer “toque mais músicas desse artista”, por exemplo.
Outra carta na manga citada pela empresa é a exclusividade. De acordo com a Apple, por meio do iTunes Radio você terá acesso exclusivo a vários lançamentos antes mesmo de essas canções serem disponibilizadas para a venda.
Quanto custa?
Ao contrário do que muita gente esperava, o iTunes Radio será disponibilizado gratuitamente pela Apple para todos que tiverem algum gadget da marca, como Apple TV, iPhone, iPod Touch e iPad. Além disso, ele poderá ser utilizado em computadores com os sistemas Mac OS X ou Windows, desde que o iTunes esteja instalado.
Grande compatibilidade (Fonte da imagem: Divulgação/Apple)
Contudo, para monetizar a ferramenta, arcar com os custos de licenciamento das músicas junto aos estúdios e ainda dar um pouco de lucro para a Maçã, a ferramenta deve contar com a inserção de “spots” e comerciais entre uma canção e a outra enquanto você escuta as suas rádios preferidas.
Essas propagandas, porém também poderão ser eliminadas. Para os clientes de outro novo serviço da Apple, o iTunes Match, a reprodução de músicas será livre de qualquer anúncio. O iTunes Radio está previsto para ser disponibilizado ao público no final de 2013.
Fontes