A Apple iniciou um processo em um tribunal na Suíça contra a fabricante de relógios e smartwatches Swatch. A acusação? A rival estaria utilizando um slogan famoso da Maçã para ganhos próprios sem qualquer autorização.
Para promover o novo relógio de pulso Bellamy, que tem embutido um sistema de pagamentos via NFC em parceria com a Visa, a marca usou o slogan "Tick Different". A Apple alega que ele é uma referência clara a "Think Different" ("Pense Diferente"), uma das campanhas mais clássicas e bem-sucedidas da empresa — tudo o que a Swatch teria feito foi trocar a primeira palavra e fazer um trocadilho com o verbo que indica o "tique-taque" dos ponteiros.
Assista ao comercial abaixo para refrescar a memória:
E agora veja o cartaz da Swatch para o novo modelo:
O CEO da Swatch, Nick Hayek, diz que a semelhança é "puramente uma coincidência" e que a própria empresa havia usado uma frase parecida no passado ("Sempre diferente, sempre novo"). Além disso, a frase foi devidamente patenteada pela companhia nos EUA e na Suíça, provavelmente já se protegendo de eventuais processos da Maçã.
Para ganhar a causa, a Apple terá que provar que o slogan causa relação direta com a marca em vez da Swatch em 50% dos consumidores, mas ainda não está claro como ela vai realizar esses testes.
A briga vai longe
Primeiro, a Apple tentou barrar a campanha no Instituto Federal Suíço de Propriedade Intelectual, mas teve o pedido negado. Em resposta, ela iniciou os procedimentos judiciais na Corte Federal Administrativa da Suíça.
Vale lembrar que Apple e Swatch quase estabeleceram uma parceria para o lançamento de um relógio inteligente, mas ela nunca chegou a se concretizar. As duas chegaram até a brigar pelo nome iWatch — a marca suíça barrou o registro da rival, pois já era dona de uma patente similar, o iSwatch, o que fez o nome do produto se tornar, no fim das contas, Apple Watch.
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