Conhecida por produtos inovadores — e caros —, a Apple encontrou uma forma bastante característica de comemorar seus 40 anos de existência. Na última terça-feira (15), a companhia anunciou o lançamento de “Designed By Apple in California”, livro que reúne 450 fotografias históricas e que chega em breve às lojas pela “bagatela” de US$ 300 (R$ 1.031).
O preço é relativo à versão grande do livro, sendo que uma variação com dimensões mais discretas será vendida por US$ 200 (R$ 687). Dedicado à memória de Steve Jobs, o trabalho é assinado pelo fotógrafo Andrew Zuckerman e inclui imagens de produtos criados nas duas últimas décadas, retratando desde seus protótipos iniciais até suas versões finalizadas.
“Enquanto isso é um livro de design, não se trata de algo sobre o time responsável, o processo criativo ou o desenvolvimento de produto. É uma representação objetiva de nosso trabalho que, ironicamente, descreve quem nós somos. Ele descreve como trabalhamos, nossos valores, nossas preocupações e nossos objetivos. Sempre esperamos ser definidos pelo que fazemos do que pelo que dizemos”, afirma o principal designer da companhia, Jony Ive, em um trecho da obra.
Para justificar o preço cobrado pela obra, a Apple afirma que ela é impressa em um papel com tintas customizadas e outras técnicas especiais. Já disponível para compra nos Estados Unidos, o livro é fruto de oito anos de trabalho conjunto entre Zuckerman e os funcionários da companhia que lhe deram acesso inédito a áreas que uma grande parte do público jamais conseguirá ver por conta própria.
Fontes
Categorias