A linha de produtos da Apple sempre foi extensa, cobrindo várias áreas da tecnologia. Com isso, centenas de programas e desenvolvedores trabalharam em diferentes produtos. E sabe qual é a melhor coisa de saber programar? Easter eggs.
Por definição, easter egg é algo oculto que pode ser encontrado em qualquer tipo de sistema virtual, seja interface, música, filme, video game etc. Veja: não é uma mensagem subliminar. Sim, uma brincadeira, um segredo que seja alguma referência.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Abaixo, você vai encontrar 8 easter eggs presentes em produtos da Apple
Mini games
Tem um MacBook? Diversão garantida. Dentro de "Applications", na pasta "Utilities", você encontra o "Terminal". Abra e digite "emacs" e aperte "Enter". Então, ao mesmo tempo, aperte "esc + X". Dessa maneira, você poderá jogar Tetris, se digitar "tetris" logo em seguida. Outras possibilidades são: "pong" e "snake".
Slow motion
Ao segurar a tecla "Shift" enquanto minimiza uma janela no Mac OS X, você vê um efeito em slow mode. Veja:
Texto escondido
Há um texto no ícone do app TextEdit. Se você prestar atenção, vai notar que é o mesmo da campanha "Think Different", de 1997. O texto é o seguinte:
- “Dear Kate
Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes — the ones who see things differently. They're not fond of rules and they have no respect for the status quo. You can praise them, disagree with them, quote them, disbelieve them, glorify, or vilify them. About the only thing that you can't do is ignore them. Because they change things. Take care, John Appleseed”
Tradução
- "Querida, Kate
Viva os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os encrenqueiros. Os que fogem ao padrão. Aqueles que veem as coisas de um jeito diferente. Eles não se adaptam às regras nem respeitam o status quo. Você pode elogiá-los, discordar deles, citá-los ou desconfiar deles, glorificá-los ou desprezá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Cuide-se, John Appleseed"
Kate significa "KDE Advanced Text Editor" e John Appleseed é o codinome de Mike Markkula, o segundo CEO da Apple.
Terapeuta
Sim, você pode usar o Mac como "terapeuta". Ao abrir o "Terminal" e digitar "emacs", aperte "Enter" e "esc + X" ao mesmo tempo. Depois, escreva "doctor". Dessa maneira, você consegue bater um papo com o sistema.
Fatos engraçados
O Mac também pode mostrar fatos interessantes que aconteceram no mundo em cada dia do ano. Basta abrir o "Terminal" e postar essa linha: "cat /usr/share/calendar/calendar.history".
Siri dançante
Se você usa a Siri, sabe que ela responde a maioria das perguntas. E algumas delas são bem engraçadas e fazem referências. No caso, sobre o filme "A Origem", quando perguntada sobre o roteiro do filme, ela responde o seguinte: "A Origem é sobre sonhar sobre sonhar sobre sonhar sobre sonhar sobre sonhar sobre algo ou outra coisa. Eu dormi".
Jedi
Para ver a referência a Star Wars, abra o "Terminal", digite "telnet towel.blinkenlights.nl" e aperte "Enter". Esse é o resultado.
Apple Watch
Na página de suporte do Apple Watch, você encontra uma mensagem na seção "Add a Friend". Dê uma olhada nas letras que aparecem na tela. Isso te lembra algo? Veja a foto abaixo.
Ainda não? Talvez isso ajude.
Você conhece algum easter egg de sistema operacional? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias