De acordo com a empresa de análise de mercado IHS, o custo de produção estimado do Apple Watch Sport, modelo de 38mm, é de US$ 83,70 — o equivalente a cerca de R$ 260 na cotação atual.
Segundo esse levantamento, veiculado pelo site Business Wire, o smartwatch da Maçã soma US$ 81,20 em componentes e mais US$ 2,50 pelo serviço de fabricação, totalizando o valor mencionado acima.
Assim, se considerarmos que o preço de venda do modelo analisado na loja da Apple é de US$ 349, o gasto com a confecção do “relógio inteligente” representa aproximadamente 24% do valor cobrado.
Conforme informado pela própria IHS, a relação de custo x preço de venda do Watch Sport está abaixo do que a companhia tem calculado nos mais recentes lançamentos da Maçã, ou seja, a empresa estaria lucrando ainda mais com o smartwatch.
Apesar de o resultado encontrado por esse levantamento corresponder uma pequena parcela do valor de comercialização, vale mencionar que existem vários outros custos relevantes e “pesados” antes que um produto, de qualquer marca, chegue às prateleiras. Entre esses gastos, estão investimentos em pesquisa e desenvolvimento, logística de distribuição, marketing e propaganda, ente outros.
Fontes
Categorias