Entre as principais atrações reservadas pela Apple para seu sistema de streaming musical está a presença da rádio Beats 1. Segundo a companhia, a emissora em questão ia se destacar pela qualidade das transmissões, sem necessariamente dar preferência a um artista ou gênero em específico.
Uma análise conduzida pela Quartz indica que a companhia conseguiu cumprir sua promessa, embora tenha privilegiado um pouco certos tipos de músicas. A consultoria analisou o comportamento da emissora entre os meses de julho a agosto deste ano e pode detectar que o Hip-Hop e o Rap dominaram as paradas durante esse período.
Em comparação, houve pouco espaço para gêneros como o Jazz, o Country e o Blues, que não se mostram tão atrativos à indústria musical atual. Já no âmbito dos artistas, o The Weeknd dominou as paradas junto com atos bem estabelecidos como Drake, Disclosure e Fetty Wap — que também indicam que a rádio visa agradar principalmente ao público norte-americano.
Repetindo tendências do mercado
Por fim, a faixa mais executada da emissora online foi “Can’t Feel My Face”, do The Weeknd, seguida por "New Americana", da cantora Halsey. Os dados computados pela Quartz são especialmente interessantes por provar que, apesar de a Apple não querer repetir comportamentos de concorrentes, ela parece estar fazendo justamente isso.
No entanto, os dados mostram que a Beats 1 ao menos tenta dar espaço a gêneros variados, algo que não necessariamente acontece na maioria das rádios comerciais. A opção ainda tem a vantagem de estar atrelada a um serviço de streaming, o que significa que, no fim das contas, seus ouvintes são livres para a qualquer momento ouvir somente os artistas e estilos que realmente gostam.
Fontes
Categorias