Mensalmente, a Google libera um relatório para desenvolvedores que mostra quais versões do Android são as mais disseminadas entre os aparelhos ativos com o sistema operacional da empresa. A novidade para janeiro é que o KitKat já alcança 39,1% de todos os aparelhos ativos atualmente, contra 33% de dezembro. Mas somando todas as versões do Jelly Bean, o SO antigo ainda domina o mercado. Ao todo, as versões 4.1, 4.2 e 4.3 contam 46%.
O mais curioso desse relatório é que o Android Lollipop, o mais recente SO da Google, ainda não apareceu na listagem. Em dezembro de 2014, a situação foi a mesma. O relatório não explica exatamente qual o motivo para isso, mas é sabido que a Google não lista versões que registram menos de 0,1% de participação no mercado. Se esse for mesmo o caso, a migração para o Lollipop está acontecendo bem lentamente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Isso pode ser também um reflexo da janela de lançamento do Lollipop. Desde que ele ficou completamente pronto, pouquíssimos aparelhos novos foram lançados com o SO embarcado. Além do mais, poucas marcas já atualizaram seus smartphones para o 5.0.
Esses dados foram recolhidos a partir dos relatórios de acesso à Google Play nos sete dias que precederam 05/01. Isso quer dizer que aparelhos que não se conectaram à internet nesse período não foram contados.
Fontes