Alguns dos aplicativos mais baixados aqui na nova seção “Android” do Baixaki – e também no Android Market – são os famosos “Task Killers”. Estes aplicativos servem, basicamente, para desligar outros programas e, em teoria, mantém seu smartphone rodando com mais memória disponível, além de ajudar a conservar a carga da bateria.
O que nem todo mundo sabe é que o próprio Android dispõe de uma ferramenta para interromper processos a qualquer momento, dentro do gerenciamento de programas do aparelho. Confira agora como interromper programas usando apenas o Android.
Primeiro passo: configurações de aplicativos
A primeira coisa a fazer para parar a execução de um programa no Android é acessar as configurações do telefone, especificamente a área de aplicativos. Para isso, basta voltar à tela inicial e, no menu de programas do aparelho, selecionar “Configurações”.
Dentro dos ajustes do Android, o item “Aplicativos” é a porta de entrada para o término de execução de programas. Neste menu, a opção “Gerenciar aplicativos” deve ser acessada. Uma lista com tudo que existe instalado no seu smartphone será exibida.
Segundo passo: aplicativos em execução
Dentro da lista de programas instalados, um toque no comando de menu do Android exibe a opção para filtrar a lista. A opção “Em execução” mostra apenas os programas que estão atualmente ocupando espaço na memória do aparelho.
Terceiro passo: encerrar o programa
Depois de filtrada, selecione, na de lista de aplicativos ativos, o programa que você deseja encerrar tocando na entrada correspondente ao software em questão. Uma visualização dos detalhes do programa é exibida a seguir.
Dependendo da versão do Android instalada no seu smartphone, esta tela pode variar. Na versão 2.1 “Éclair” presente no Milestone do Baixaki, o botão “Forçar parada” está localizado na parte inferior da tela. Um toque nesta opção elimina o processo ativo do aplicativo.
.....
Pronto! Agora sempre que quiser encerrar um programa no seu Android, você não será mais refém dos “Task Killers”, podendo obter o mesmo resultado apenas usando as ferramentas originais do Android.
Apesar de não tão direto quanto tocar em um widget na tela inicial, a utilização do sistema operacional da Google é tão eficiente quanto os programas dedicados a encerrar processos no smartphone.
A principal vantagem deste método sobre os softwares específicos é o espaço disponível para instalação de programas, valioso principalmente para quem ainda não tem acesso ao Android 2.2 Froyo, uma vez que apenas a versão mais recente da plataforma – ainda não disponível para todos os aparelhos – é capaz de rodar programas direto do cartão SD.
Categorias