A OpenSignal publicou hoje o seu relatório de fragmentação do Android e trouxe um número bastante imponente. Existem atualmente em funcionamento quase 19 mil modelos diferentes de smartphones rodando o SO do robozinho. Isso levando em conta todas as versões modificadas do mesmo aparelho que as fabricantes produzem para cada região do globo.
Esse é um número bastante expressivo, mas não pode ser levado ao pé da letra, uma vez que o relatório registra apenas os smartphones que baixaram apps da OpenSignal nos últimos meses. Portanto, é possível que o resultado real seja bem diferente e, se juntarmos todas variantes do mesmo aparelho em um só, a contagem deve cair bastante.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De qualquer maneira, a OpenSignal elenca alguns pontos positivos e negativos dessa fragmentação e ainda produz uma série de gráficos interessantes para você conferir.
Fragmentação por modelo
Esse gráfico é o mais expressivo do levantamento e mostra todos os aparelhos Android rastreados pelo app.
Fragmentação por marca
Nesse gráfico, fica claro o domínio da Samsung no que se refere quantidade de aparelhos Android, mas a fatia do bolo da coreana tem diminuído nos últimos meses. Isso é fruto da concorrência com fabricantes chinesas na Ásia e da melhora de desempenho de marcas tradicionais como Motorola, Sony e LG nas Américas e Europa.
Fragmentação do SO
Esse gráfico apresenta a quantidade de aparelhos ativos atualmente levando em conta as versões do Android. Note que, desde outubro de 2013, o Android 2.1 desapareceu, mas o 2.2 e o 2.3 ainda são importantes da contagem de julho deste ano. Esse detalhe é bem controverso, uma vez que a Google diz algo um pouco diferente, colocando o Jelly Bean bem na frente dos demais e os mais antigos em vias de desaparecer. A criadora do Android, entretanto, usa um meio de contagem mais confiável, rastreando aparelhos ativos através da Google Play.
Para conferir o relatório completo, você pode acessar a página da OpenSignal e observar esses e outros gráficos de forma interativa.
Fontes