Segundo fontes próximas a Google, a empresa está preparando para o final do ano o lançamento de um serviço de download de músicas atrelado ao seu sistema de buscas, seguido por um esquema de assinaturas no começo de 2011. A novidade pode representar a primeira ameaça real ao iTunes, serviço da Apple responsável pela maior parte das vendas de música digital no mundo.
Embora ainda não esteja claro se a companhia fechou acordos com alguma gravadora até o momento, tudo indica que os usuários do Android em breve poderão baixar e ouvir músicas através de seus smartphones com um sistema semelhante à da loja da Apple. Além de permitir o download de arquivos, o serviço teria integração com a nuvem para permitir que os usuários ouvissem faixas de forma totalmente gratuita sem ter que realizar nenhuma transferência para seus aparelhos.
Atualmente, os usuários do Android têm como opção realizar o download de músicas através da Amazon, solução que tem se mostrado pouco integrada com a plataforma. Caso a companhia consiga criar um serviço funcional e com preços competitivos, isso pode significar a primeira ameaça real enfrentada pela Apple e sua linha iPod.
A Google começou a investir no seguimento ano passado, quando estreou a opção de procurar músicas através de seu sistema de buscas. Ao inserir o nome de alguma faixa ou artista, os resultados exibem opções como o streaming dos resultados através de sites especializados como o Pandora e o Rhapsody.
Segundo o The Wall Street Journal, rumores levam a crescer que a Apple também pode estar preparando uma versão para nuvem do iTunes. Sinal disso seria a compra e subsequente fechamento do site Lala.com, que disponibilizava a reprodução e download de músicas através de navegadores e dispositivos portáteis.