(Fonte da imagem: Reprodução/Electronic Frontier Foundation)
Pela duração de um mero dia, os donos de Android fãs de privacidade tiveram a oportunidade de aproveitar uma plataforma livre do acesso aos seus dados.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Isso porque a Google havia disponibilizado o aplicativo “App Ops” para o Android 4.3, um software que permitia a você desligar o acesso dos programas a informações como localização, contatos, mensagens enviadas e recebidas, notificações e vários outros. Mas, como dito antes, a felicidade durou pouco: junto da atualização 4.4.2 da plataforma, o serviço foi retirado dos sistemas.
Antes que você tenha esperanças de uma nova atualização sair para resolver o problema, sentimos informar que isso deve demorar bastante. Quando questionada pela Electronic Frontier Foundation, a Google se limitou a dizer que o app era experimental, que ele foi lançado acidentalmente e que ele podia “quebrar” o funcionamento de aplicativos policiados por ele.
Ao menos agora sabemos que a empresa pretende fazer algo para nos oferecer mais privacidade na plataforma, por mais que isso não tenha previsão de ser lançado ou mesmo possa nunca chegar ao público.