(Fonte da imagem: Reprodução/Benedict Evans (Twitter))
Embora o domínio do Android sobre o mercado chinês seja evidente, isso não se mostra necessariamente como algo bom para a Google. Grande parte disso se deve ao fato de que muitas fabricantes estão usando o sistema operacional somente como uma base de desenvolvimento, deixando de fora aplicativos através dos quais a Gigante das Buscas tira seu sustento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Uma prova dessa situação foi mostrada por Benedict Evans, analista da Enders Analysis, em sua conta no Twitter. Um gráfico publicado por ele mostra que, no país oriental, somente 5,6% dos downloads feitos através de aparelhos com o Android se deram através da Google Play, loja virtual oficial da Google.
Em compensação, lojas terceirizadas (que nem sempre lidam com conteúdos legais) abocanham 72,6% dos lucros gerados pela plataforma na China. Com isso, a expectativa é a de que a Google mude seu modo de operação no país asiático de forma a tentar reverter essa situação — algo que deve se provar um grande desafio para a companhia.
Fontes
Categorias