Será possível encontrar o aparelho, fazer barulho e apagar todos os dados. (Fonte da imagem: Reprodução/Google)
Quem nunca deixou o celular em algum lugar e nunca mais conseguiu encontrar por falta de memória ou dificuldades das circunstâncias? Já não é novidade alguma que determinadas empresas já tentaram resolver esse problema incluindo sistemas de rastreamento em seus aparelhos. Samsung, Apple e várias outras já contam com coisas do tipo, mas a Google quer tornar essa possibilidade universal para quase todo mundo que carrega um Android no bolso.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A empresa anunciou no blog oficial do Android que, até o fim deste mês, um sistema chamado Android Device Manager estará disponível para localizar e rastrear qualquer aparelho rodando a versão 2.2 ou superior do sistema operacional. Não há informações mais precisas de como isso deve funcionar, mas a Google explica que você poderá fazer o aparelho tocar no mais alto volume, caso tenha perdido ele em casa ou em um local próximo, ou até encontrar o aparelho em um mapa atualizado em tempo real.
Caso seu celular tenha sido roubado, ir atrás do ladrão com o rastreador do Android Device Manager é, no mínimo, perigoso. Sendo assim, o que também será possível fazer nesses casos é limpar todos os dados do aparelho, apagando fotos, contatos, mensagens etc. Outra atitude muito sensata que você pode tomar, que não tem nada a ver com a ferramenta do Google, é fazer o bloqueio de IMEI ligando para sua operadora.
O blog do Android não especifica uma data exata para o Android Device Manager começar a funcionar ou se será necessário manter o 3G/4G ligado o tempo todo para utilizar a ferramenta. Fora isso, será preciso instalar um app no dispositivo para aproveitar o serviço.
Fontes
Categorias