(Fonte da imagem: Reprodução/Geeky Gadgets)
Na semana passada, uma empresa de segurança digital chamada Bluebox Security emitiu relatórios mostrando que o sistema operacional Android (desde a versão 1.6 até a mais atual) estava com algumas falhas bem graves. A principal delas permitia que APKs maliciosas fossem reconhecidas como aplicativos comuns, fazendo com que malwares diversos pudessem ser instalados nos smartphones e tablets com o sistema operacional.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Agora, a Google informa que já trabalhou em soluções para os problemas e também que já distribuiu as correções para as empresas que fabricam aparelhos com o sistema Android. Aos poucos, todos os consumidores que estão com as versões afetadas pelo problema terão as correções aplicadas em seus gadgets. A Samsung, por exemplo, já vende novos dispositivos com a atualização aplicada e em breve vai atualizar aparelhos já vendidos.
Se você está assustado com isso, pode respirar um pouco mais aliviado. Nenhum aplicativo baixado pela Google Play Store foi afetado pelo problema. Somente APKs alheias à loja e instaladas de maneira manual estão sujeitas à verificação falsificada do malware que começou a se espalhar recentemente. Proprietários que instalam apenas apps por meio da loja oficial não têm razão para preocupações desta vez.
Fontes
Categorias