(Fonte da imagem: Net-Security)
O mundo Android continua a se tornar um local cada vez mais perigoso. Agora a Symantec, empresa do renomado Norton Anti-Virus, anunciou a descoberta de um novo malware para os sistemas móveis que é capaz de sofrer mutações a cada vez que ele é baixado. A técnica é chamada de Polimorfismo Processado do Lado do Servidor (server-side polymorphism).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essa não é uma técnica inovadora no mundo dos malwares, mas é a primeira vez que algo assim é constatado no sistema Android. Ao sofrer tais mutações, o software malicioso dificulta que aplicativos de segurança identifiquem a ameaça.
Até então, a Symantec encontrou diversas variantes do trojan, que está sendo chamado de Android.Opfake, sendo que a origem dele é sempre russa. O processo é responsável por enviar SMSs para outros aparelhos, buscando sua difusão.
Felizmente, a empresa afirma que contrair o malware ainda é uma tarefa complicada, visto que a maioria dos proprietários de celulares Android possuem como costume o download de aplicativos a partir de fontes oficiais, como o próprio Android Market. Mas mesmo com os avançados algoritmos usados pelo Google para proteger a distribuição de aplicativos, você não deve baixar a guarda e ficar sempre de olho para atividades suspeitas no seu celular.
Categorias