O Android é o sistema operacional portátil que mais sofre com a ação de vírus e outros aplicativos maliciosos, segundo estudo da companhia especializada em segurança digital McAfee.
Tal qual como ocorre com o Windows, SO mais usado no mundo em computadores pessoais, o Android, preferido da grande maioria dos usuários de portáteis, também se tornou o alvo favorito das pragas digitais que infectam smartphones e tablets: 60% dos malwares desenvolvidos para portáteis visam o sistema da Google.
O motivo é claro: o sucesso do Android. O site Network World informa que, segundo dados do instituto de pesquisa Canalys, 51,9 milhões de aparelhos com Android foram vendidos apenas no último trimestre. Esse número é extremamente significativo, pois representa 48% do total de portáteis vendidos no mundo no mesmo período.
A McAfee afirma que o número de softwares maliciosos existentes para PCs ainda é bem superior, mas alerta para que usuários de Android fiquem atentos. A empresa coleta 2 milhões de amostras de novos vírus (para computadores ou para portáteis) todo mês e espera alcançar o número de 75 milhões de malwares catalogados até o fim do ano.