A Google Play é a maior loja de apps do mundo e, por isso, precisa de bons algoritmos para sugerir os melhores títulos para seus usuários. Contudo, até então, a ela só classificava os games que aparecem na tela inicial pela quantidade de instalações. Em breve, entretanto, isso vai mudar. A Google anunciou que uma nova métrica será incluída no algoritmo que sugere os melhores games a partir do gosto de cada usuário. Essa novidade é “engajamento”.
A Google vai medir quanto tempo as pessoas passam de fato jogando os títulos que instalam
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ou seja, a Google vai medir quanto tempo as pessoas passam de fato jogando os títulos que instalam em seus smartphones, além de contabilizar ações realizadas, itens adquiridos e tudo mais o que puder ser considerado engajamento. Dessa forma, a empresa vai aliviar o problema das “instalações falsas” que alguns jogos têm na Google Play.
Essa prática é relativamente comum em desenvolvedoras que estão a fim de impulsionar seus jogos e fazê-los aparecer na capa da loja da Google. Para tal, elas “compram instalações” para inflar artificialmente seus números e enganar os algoritmos da Google. Como a questão do engajamento é muito mais complicada de simular do que a instalação, acredita-se que a medida será benéfica para a plataforma como um todo.
Indicação de especialistas
Além disso, a Google Play passará a ter mais espaço editorial. Especialistas farão pequenas análises dos games e os destacarão em espaços dedicados às escolhas dos editores. A ideia é que games interessantes se tornem mais conhecidos a partir da “indicação pessoal” da própria Google.
Por fim, a loja passará a contar com mais recursos para os desenvolvedores fazerem preços promocionais e impulsionarem seus jogos, seja na compra de títulos ou de itens dentro dos jogos. Todas as novidades mencionadas aqui devem começar a aparecer para os usuários da Google em breve, mas não há uma data específica definida.
Fontes
Categorias