Um estudo da Blanco Technology Group confirmou que dispositivos Android falham ou estragam mais que aparelhos com iOS. Segundo a pesquisa, a taxa de problemas em produtos com o sistema operacional da Google é de 44%, enquanto a rival apresentou "apenas" 25% de índice de falhas.
Esse primeiro número não é exatamente uma surpresa, já que o mercado do Android é mais vasto em quantidade de dispositivos de todos os tipos — não só mais variados, mas com alguns exemplares não tão bem construídos assim. Já o iOS possui uma "curadoria" maior da Apple justamente para apresentar menos problemas. De acordo com a responsável pela pesquisa, a maior quantidade de erros foi registrada na Ásia, com a Europa em segundo lugar e a América no Norte em terceiro.
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A Blanco ainda classificou quais são os aparelhos que mais dão problema em cada uma das marcas. No caso do Android, a Samsung "lidera": quase metade dos dispositivos com problema são da marca. Motorola, Lenovo, Asus e LG complementam o ranking. O que mais falhou foi o Galaxy S6, seguido do Galaxy S5. O S6 Active também aparece na lista.
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No caso do iOS, o iPhone 6 apresenta mais falhas, com o iPhone 5s e o iPhone 6 Plus logo atrás. Só modelos das três últimas gerações foram levados em conta.
O que costuma falhar
Segundo a pesquisa, esse é o ranking de componentes que apresentam mais problemas nos smartphones:
- 1. Câmera
- 2. Tela sensível ao toque
- 3. Carregamento de bateria
- 4. Microfone/alto-falante
- 5. Chips Dual-SIM
Em alguns países, o ranking se altera levemente: nos EUA, "Desempenho" é o primeiro da lista, enquanto a Europa apresenta alto índice de erros no cartão microSD e no sinal de telefonia.
Os líderes no Android
No caso do Android, a empresa ainda listou quais são os serviços e as áreas que mais costumam travar. Ferramentas e utilitários em geral ficaram em primeiro lugar (85%), com o app de segurança mobile Lookout (que falhou 82% das vezes) sendo o grande vilão dos aparelhos.
Fontes