Muitas novidades sobre o próximo sistema operacional da Google acabaram vazando nos últimos dias. O Android 8.0, ou Android O, ainda não tem um nome oficial, mas você vai saber agora quais recursos poderão chegar ao seu smartphone em breve.
- Uma nota rápida: um executivo da Google já brincou e indicou que o Android poderá se chamar Oreo; você pode saber mais aqui.
O primeiro rumor sobre o Android 8.0 comenta sobre as notificações. Acredita-se que elas vão sofrer uma nova modificação no design, similar ao que aconteceu com o Android 7.0 Nougat. Além disso, elas seriam unificadas com o Andromeda, que é uma plataforma híbrida entre Android e Chrome.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Isso significa que as notificações poderão ser sincronizadas entre vários dispositivos conectados em apenas uma conta Google. Ainda, elas devem funcionar com machine learning, "aprendendo" maneiras mais inteligentes de apresentar informações na sua tela e até repetir algum dado, se necessário.
Apps dinâmicos
Ícones e teclado
O Android 8.0 também terá "ícones adaptativos". Apesar de isso não ser detalhado, provavelmente é algo que permite ao usuário alterar a aparência de ícones — hoje, isso é possível via apps de terceiros na Google Play.
Sobre usabilidade em mensageiros e apps de email, o novo sistema terá um recurso chamado "Copy Less", que automaticamente copia informações relevantes que você encontra em aplicações ou na internet — algo que deve poupar tempo do usuário.
APIs serão melhoradas pelos desenvolvedores
Autonomia também é a palavra, e o novo Android 8.0 deve ajudar nessa questão com o Chrome. A versão Chrome 57, lançada já neste mês, reduz o consumo de energia de aplicações que rodam em segundo plano. Segundo a Google, o navegador "vai limitar a carga média de um núcleo da CPU para 1%, principalmente em serviços intensos que reproduzem áudio ou mantêm conexões em tempo real, como plataformas de chats".
Os rumores notam que a API MediaRecorder, que permite que os aplicativos capturem áudio e vídeo e salvem esses dados no armazenamento interno, será melhorada pelos desenvolvedores. As informações também são escassas, mas dizem que uma área que será melhorada é a latência do áudio.
Outros rumores indicam as seguintes ferramentas no Android padrão — outros celular podem já apresentar, porém, recursos colocados pela fabricante:
- Android TV: modo PiP (picture in picture) para visualização de dois vídeos ao mesmo tempo
- Gestos: gestos de mão ou toques específicos para desbloquear tela e realizar outras ações
- Ferramentas corporativas: aplicações Google voltadas para empresas, como o Google Hangouts pré-instalado
Fontes
Categorias