Os desenvolvedores que já estão fuçando a versão Android N Developer Preview 2 descobriram uma série de novidades não anunciadas inicialmente pela Google, mas nenhuma despertou tanto interesse quanto o novo recurso de toque.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A tal função tem o mesmo funcionamento básico do 3D Touch implementado pela Apple no iPhone 6s: de acordo com o gesto ou a intensidade da pressão com que você encosta no display sensível ao toque, uma ação diferente é executada. Não há indicativos ainda de qual seria o nome da tecnologia no Android.
O vídeo acima mostra como o Nova Launcher funciona na prática. Deslizando com o dedo para baixo em um app de clima, você tem acesso a um menu diferenciado com previsão do tempo, por exemplo — sendo que essa foi uma escolha do próprio programador, pois a Google deve deixar livre a criação de diferentes atalhos. Pressionando o ícone de forma contínua, o usuário vê um novo leque de opções, como editar ou remover o botão.
Muitas possibilidades
São vários cenários possíveis de atalhos para aproveitar o "Force Touch" em apps: navegação a um local particular em mapas, enviar mensagens para amigos rapidamente em um mensageiro, passar para a próxima música ou episódio em um app de streaming ou iniciar já no seu último ponto de salvamento em um game.
Por enquanto, a Google ainda não falou nada sobre essa tecnologia no Android N — e a presença escondida dele na build para desenvolvedores significa que esse recurso está em fase de testes e pode até não ser aprovado para a versão final do sistema operacional móvel. Uma das possibilidades de anúncio do recurso é o evento Google I/O 2016, voltado para desenvolvedores, que acontece entre os dias 18 e 20 de maio.
O que você espera do Android N? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias