Duas das coisas que os usuários mais prezam em um smartphone é a autonomia de bateria e a possibilidade de gerenciar o quanto o aparelho está consumindo de energia. Por isso, de acordo com as novas diretrizes da Google, as fabricantes que utilizam o sistema operacional móvel precisam ser mais transparentes sobre o uso da bateria.
Como você pode conferir, os documentos deixam claro que os dispositivos "devem ter a capacidade de rastrear componentes de hardware que consomem energia", além de receber informações precisas sobre quanto de energia os aplicativos instalados acabam drenando.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Definições como essa são importantes, já que algumas fabricantes costumam colocar apps de fábrica nos smartphones e muitos deles acabam consumindo energia em excesso, até quando não estão abertos, pois utilizam sistemas de localização GPS, dados móveis etc — e, infelizmente, é impossível desinstalar alguns aplicativos sem rootear o aparelho.
Por agora, você consegue rastrear como a bateria no seu Android está sendo drenada da seguinte maneira: vá em "Configurações", então escolha "Geral" e toque no tópico "Bateria" — é válido notar que o caminho pode variar, isso depende da interface colocada pela fabricante do aparelho. Em "Bateria", você pode escolher "Uso da Bateria", ativar o percentual na barra de estado, ativar o modo de economia e ver um gráfico apresentando uma estimativa da autonomia.
Você acha difícil gerenciar a bateria no Android? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias