Embora decisões recentes da Google tenham dado a entender que a empresa não é exatamente fã de cartões SD — como o fato de eles estarem ausentes na linha Nexus —, tudo indica que o espaço dedicado ao acessório deve aumentar no futuro. Prova disso é que o Android 5.0 Lollipop deve marcar o retorno de algumas funcionalidades que estavam ausentes nas últimas versões do sistema operacional.
Embora essa filosofia já tenha sido adotada a partir do Android 4.4, a empresa admitiu que seus esforços não foram tão longe quanto poderiam nesse sentido. Isso deve ser corrigido na nova versão do sistema operacional, que traz APIs que possibilitam que desenvolvedores acessem todas as funções de um cartão SD de uma forma segura.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os usuários do Android 5.0 Lollipop vão ter que aprovar que softwares acessem o acessório da primeira vez que uma tentativa do tipo ocorre, mas, depois disso, todo o processo de leitura e gravação de dados deve acontecer de maneira invisível. Agora resta esperar pelo lançamento final da atualização e pelo interesse dos desenvolvedores para descobrir como o retorno de determinadas funções deve funcionar na prática.
Fontes
Categorias