No início desta semana, a Google fez sua apresentação de abertura da Google I/O de 2014 e, nessa oportunidade, foram apresentadas uma série de novidades, incluindo o aguardado novo Android, nomeado provisoriamente apenas como “Android L”. Acontece que, até pouco tempo, falava-se que a forma de ter acesso total ao SO do aparelho seria drasticamente alterada e os tradicionais roots ficariam mais difíceis, se não impossíveis. Mas isso não aconteceu e, em menos de uma semana após o lançamento, já há relatos de sucesso no processo de root do Android L em um Nexus 5 e também no 7.
Quem conseguiu a façanha e foi o primeiro a publicar seu feito foi o usuário Savoca, do XDA Developers. Ele explicou que realmente há mais camadas que dificultam o acesso a todas as permissões do SO, mas que, com alguns passos a mais, é sim possível fazer root no Android L.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ele ainda comentou que muitos dos seus colegas estavam compartilhando reclamações sobre tentativas de root que, aparentemente davam certo e, quando realmente precisavam de permissões mais profundas, os apps de root simplesmente não funcionavam. Contudo, ele comenta que pelo menos o Root Explorer foi devidamente atualizado para lidar com as novidades do Android L. Isso quer dizer que as mudanças no Android L fizeram algumas dificuldades aparecerem nos apps de root, o que estavam complicando a vida de quem fazia root e achava que a Google tinha impedido acesso a algumas permissões.
Se você já atualizou o seu Nexus 5 ou 7 para o Android L e quer deixar seu aparelho rootado, é melhor dar uma olhada nos procedimentos empregados por Savoca e ver se é possível reproduzir o que ele fez em seu dispositivo.
Fontes
Categorias