A AMD deu uma repaginada em seu portfólio de placas gráficas neste ano com os lançamentos da Radeon R9 Fury e da Radeon R9 Fury X, mas parece que a fabricante quer levar ainda mais poder de fogo para os gamers.
De acordo com as informações obtidas pelo site WCCFTech, a Radeon R9 Fury X2 (que pode receber outro nome) deve trazer dois chips gráficos da Fuji XT (o mesmo da Fury X) em um único PCB.
Como há dois chips trabalhando em paralelo, o número de processadores Stream dobra para 8.192. A performance computacional sobre para 16,38 TFLOPS, mas não é exatamente o dobro da R9 Fury X (que entrega 8.6 TFLOPS). Isso se deve principalmente à redução do clock, que cai de 1.050 MHz para 1.000 MHz.
Considerando que o Fiji XT já vem com memória RAM no próprio substrato, a quantidade de memória disponível dobra de 4 GB para 8 GB. A frequência da memória permanece a mesma, em 500 MHz, mas a interface de 4.096 bits em cada chip garante o dobro de largura de banda, chegando a 1 Terabyte por segundo.
É importante notar que, como vários componentes compartilham os mesmos recursos, o consumo de energia não deve dobrar — o que é ótimo para o consumidor. Conforme a tabela do WCCFTech, o TDP sobe de 275 watts (da Fury X) para 375 watts na Fury X2. Confira todos os detalhes da nova placa da AMD:
- GPU: Fiji XT x 2
- Processadores Stream: 8.192
- Unidades GCN: 128
- ROPs: 128
- TMUs: 512
- Clock da GPU: 1.000 MHz
- Memória RAM: 8 GB (4 GB por GPU)
- Interface da memória: 8.192 bits
- Frequência da memória: 500 MHz
- Velocidade efetiva da memória: 1 Gbps
- Largura de banda da memória: 1 TB/s
- Desempenho: 16,38 TFLOPs
- Refrigeração: water-cooling
- TDP: 375 watts
- GLOPs/watt: 43,7
Além dessas informações, foi esclarecido que a Fury X tem grande potencial de CrossFire, por isso a combinação de duas GPUs numa única placa faz muito sentido. Segundo os dados da AMD, esta placa pode apresentar ganhos de 80% quando combinada com outra GPU idêntica — o que a coloca em vantagem frente à TITAN X. Resta saber como isso vai ser na prática.
A AMD ainda não confirmou essas informações, mas, levando em conta que o lançamento está próximo — devemos conhecer o produto oficialmente no fim de novembro ou começo de dezembro —, poderemos logo saber tudo o que a fabricante está preparando para os jogadores.
Será que a AMD Radeon R9 Fury X2 vai detonar a TITAN X? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias