A AMD anunciou nessa quarta-feira (08) que Rory Read, CEO da companhia, acabou de deixar seu cargo. A executiva Lisa Su é a nova Chief Executive Officer da empresa. Este é um movimento estratégico planejado – Read já teria deixado claras suas intenções de afastamento há alguns meses como parte do “plano de sucessão” da Advanced Micro Devices.
“Ela é uma profissional que adora o setor de semicondutores e que também o conhece muito bem. Lisa está pronta e este é o passo certo a ser dado rumo à transformação da AMD”, comentou Read ao elogiar a diretora-executiva. Uma das medidas que deverá ser implantada a partir da nova contratação é o investimento no desenvolvimento de componentes eletrônicos para jogos e uso corporativo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Nova estratégia
Atacar de forma agressiva os setores de negócios visados pela empresa, reestruturar operações e, desta forma, diversificar os segmentos que são atendidos pela AMD também fazem parte dos planos da AMD. “Acredito que o movimento de crescimento em tecnologia é ditado pela forma com que aceleramos. Queremos simplificar nossa companhia para que possamos melhorar nosso desempenho junto ao mercado”, comentou Lisa.
A futura CEO destacou-se como executiva que estaria de fato preparada para assumir o cargo ainda em função de sua estratégia de marketing; ela deixou de “bater sobre a mesma tecla” ao parar de atacar rivais como Intel e NVIDIA. O foco de Lisa reside, assim, sobre consumidores emergentes – o que deverá desvelar novos espaços que poderão ser explorados comercialmente.
A sólida formação em engenharia da executiva é também outro diferencial. Antes de engatar carreira junto à AMD, a especialista trabalhou por anos nas companhias Freescale Semiconductor e IBM – nesta empresa, Lisa foi responsável pela direção estratégica de tecnologias, o que resultou em uma parceria com a R&D. “Reconheço Rory Read por ter estabilizado a AMD em uma época de crise de mercado. Mas a empresa precisa agora crescer”, disse Patrick Moorhead, consultor e ex-funcionário da AMD.
Fontes
Categorias