Reuters. Por Noel Randewich - A AMD registrou receita trimestral aquém das expectativas do mercado, mas afirmou que no próximo trimestre o faturamento deve crescer acima da estimativa de mercado e que as margens serão mais altas, com a aposta de que novos processadores tomarão terreno da arquirival Intel.
A ação da AMD avançou brevemente no after-market após a empresa afirmar que a receita cresceria entre 8 e 12 por cento no terceiro trimestre frente aos três meses anteriores.
"Eles estão fazendo previsões acima das da Intel para o terceiro trimestre", disse o analista Patrick Wang, da Evercore Partners.
A receita da AMD no trimestre foi de 1,57 bilhão de dólares, queda de 5 por cento sobre o mesmo período do ano anterior.
Analistas esperavam receita de 1,58 bilhão de dólares no segundo trimestre e 1,70 bilhão de dólares para o trimestre atual, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S, alta de cerca de 8 por cento.
A AMD, que ficou meio ano sem um presidente-executivo, está apostando que processadores lançados recentemente com maior poder de processamento gráfico a tornem mais competitiva em relação à Intel.
Mas grande parte do mercado pelo qual a AMD está batalhando consiste em netbooks mais simples --ameaçados pelo iPad, da Apple e outros tablets.
Investidores golpearam a ação da AMD neste ano, pois a empresa ainda precisa conquistar território expressivo no mercado de aparelhos móveis, e também devido à falta de um presidente-executivo permanente.
Segundo a companhia, achar um novo presidente-executivo é uma grande prioridade, mas afirmou que não irá se apressar.
A diretoria da AMD removeu abruptamente do cargo o presidente-executivo Dirk Meyer em janeiro afirmando que ele não teria mirado o mercado de tablets e smartphones.
O lucro líquido, excluindo itens extraordinários, foi de 70 milhões de dólares, queda sobre os 83 milhões de dólares no mesmo período um ano antes. O lucro por ação foi de 0,09 dólar.
Categorias