(Fonte da imagem: Divulgação/Amazon)
Daqui a menos de um mês, a Amazon aterrissa no Brasil com o mesmo sistema que é sucesso nos Estados Unidos e tenta, aos poucos, conquistar o resto do mundo. Mas antes de você começar a comemorar e a preparar o cartão de crédito, um obstáculo pode atrasar por tempo indefinido a chegada da companhia por aqui.
De acordo com a Exame, são as editoras que publicam livros no país que estão emperrando as negociações e, consequentemente, a estreia nacional da Amazon. Elas estariam insatisfeitas com alguns termos pedidos pela empresa, que usa táticas agressivas para oferecer os melhores preços possíveis em livros digitais.
Por enquanto, as negociações continuam e, caso nenhum dos lados resolva ceder, a data de 1° de setembro pode ser adiada por tempo indeterminado. Ou seja, a Amazon vai mesmo chegar ao Brasil – só não se sabe quando.
Qual o problema disso?
O motivo está no contrato: a gigante norte-americana pede 50% de descontos na compra desses títulos para distribuição, além da garantia de poder revendê-los por qualquer valor – o menor possível, para atrair mais clientes.
Já as grandes redes de livrarias recebem 35% de desconto – e oferecem preços que podem ser facilmente driblados pela Amazon. Mas há quem veja vantagem nesse modelo de negócio: a Xeriph, maior distribuidora de ebooks no Brasil, já se juntou ao time.
Espere ver publicidade sobre o Kindle nos próximos meses. (Fonte da imagem: Divulgação/Amazon)
O mercado de literatura digital no Brasil ainda é minúsculo (0,02% das vendas de livros no último ano), mas a Amazon parece apostar no país. Estratégias de marketing para o Kindle devem ser o próximo passo da empresa, depois de estabelecida como vendedora.
Fonte: Exame
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