Primeiramente, o “modo de segurança” é um modo especial de diagnóstico utilizado pelos Sistemas Operacionais (como o Windows, Mac OS X, etc.) como uma opção para solução de problemas. Ao iniciar em modo de segurança, o computador estará com suas funcionalidades limitadas e reduzidas, alguns dispositivos de hardware desativados e apenas os componentes de software essenciais para o Sistema iniciar funcionando.
Caso você tenha um problema com algum dos drivers ou para iniciar o Windows, uma mensagem de um vírus ou qualquer tipo de aviso e não souber a causa do problema, poderá usar a inicialização em Modo de Segurança para tentar resolver.
Para iniciar em “Modo de Segurança”, primeiramente você deve remover todos os disquetes, CDs e DVDs, pendrives, etc. do computador e reiniciá-lo. Então, se o computador tiver um único Sistema Operacional instalado, mantenha pressionada a tecla F8 enquanto ele está em fase de reiniciar.
É necessário que este procedimento seja efetuado antes de o logotipo do Windows aparecer, caso ele seja exibido, você deverá reiniciar novamente e repetir a primeira etapa. Se o computador tiver mais de um Sistema Operacional, utilize as setas do teclado para selecionar àquele que deseja iniciar e, em seguida, pressione F8.
Feito isto, será exibida a tela Opções de Inicialização Avançadas e você deve utilizar as setas do teclado para selecionar a opção de modo de segurança e pressione ENTER. Então, o computador iniciará automaticamente e já estará neste estado e você verá as palavras “Modo de Segurança” nos cantos do vídeo.
Para sair do modo de segurança basta reiniciar o computador e deixar que o Windows inicie normalmente. Se um problema não se repetir quando o computador for iniciado no modo de segurança, é possível tentar eliminar as causas e/ou até mesmo remover algum programa que tenha sido instalado e seja a fonte do problema ou, executar seu anti-vírus para o caso de uma contaminação ser o motivo do incômodo.
Categorias