A tarefa de escolher frutas em um supermercado pode ficar ainda mais fácil para os consumidores no futuro. Um projeto criado pelo pesquisador Susumu Kubota, da Toshiba, pretende utilizar a tecnologia como ponto de apoio para separar as maçãs boas das ruins.
O dispositivo é chamado de Checkout Al e conta com uma câmera para filmar e fotografar as maçãs de uma gôndola. A partir de um modelo ou uma maçã que o consumidor julgue perfeita, o software reconhece as texturas, cores e formatos dos produtos disponíveis e apresenta para o consumidor aqueles que estão mais próximos do padrão de qualidade exigido.
Segundo os pesquisadores, o sistema poderia facilmente ser integrado às gôndolas de supermercados, garantindo que o consumidor leve sempre para casa a melhor opção disponível entre os produtos.
Embora a ideia pareça extremamente simples, por trás dela há uma avançada tecnologia. “Sistema de reconhecimento de objetos são muito mais difíceis de serem concebidos do que os aplicativos de reconhecimento facial, por exemplo”, destaca Keiji Yanai, da Universidade de Eletro Comunicações de Tóquio.
Resta saber qual será a reação do consumidor no supermercado diante das frutas. Você prefere confiar numa máquina para escolher suas maçãs ou sentir a textura de cada uma delas antes de escolher qual vai comprar?
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