É bem capaz que você já tenha visto essa palavra em muitos jogos, mas nunca tenha parado para pesquisar qual o real significado dela. O chamado “Anisotropic Filtering” (que em muitos jogos é abreviado para AF) é uma espécie de filtro responsável por deixar mais nítido as imagens tridimensionais em jogos e filmes.
O filtro é o grande responsável principalmente por melhorar a qualidade gráfica nas superfícies inclinadas. O Anisotropic é o filtro que veio para substituir os antigos filtros — anteriormente só era possível utilizar o Bilinear e o Trilinear Filtering — que faziam a tarefa de amenizar o embaçado nas imagens e texturas dos jogos.
Salienta-se que o Anisotropic funciona com níveis pré-determinados de filtragem. Tais níveis variam entre 2x a 16x, sendo que quanto maior o nível, menor será a quantia de imagem borrada. Veja a diferença abaixo, entre uma imagem que utiliza o nível 2X de Anisotropic e uma que possui o nível máximo habilitado:
Atualmente as duas fabricantes de placas de vídeo oferecem suportem o nível máximo de Anisotropic. Quanto ao desempenho, não há como relatar em qual placa de vídeo o processamento com o filtro Anisotropic fica mais veloz, pois o filtro varia de acordo com o jogo e com o computador utilizado.
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