O serviço de conexão LTE, aquela que conhecemos como internet 4G para celulares, tablets e outros dispositivos móveis, já atinge cerca de 250 milhões de pessoas na América do Norte. A informação foi fornecida pela 5G Americas, associação setorial e voz da 5G para as Américas, ao apresentar dados sobre assinantes móveis para o primeiro trimestre de 2016.
Já a América Latina e o Caribe demonstraram alto crescimento da tecnologia LTE e a região é a segunda no ranking de velocidade de crescimento entre todas as regiões do mundo, crescendo 268% na comparação anual, atrás apenas da região da Ásia Central e do Sul.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A LTE está a todo vapor nas Américas. A LTE, e em menor escala a HSPA, são as únicas tecnologias crescendo no Ocidente
“Embora a 5G capturou a imaginação do setor, a LTE continua crescendo muito rapidamente. Com sua cobertura crescente e evolução contínua através de recursos técnicos inovadores para conectar pessoas e máquinas, a LTE será a plataforma de banda larga móvel para 5G”, disse Chris Pearson, Presidente da 5G Americas.
“Em termos globais, as assinaturas sem fio de todas as tecnologias cresceram 3,4%, comparado com o mesmo período do ano passado, enquanto a América do Norte cresceu 6,9% e os Estados Unidos registraram crescimento de 7,2%”, disse Kristin Paulin, Analista Sênior da Ovum. “A LTE está a todo vapor nas Américas. A LTE, e em menor escala a HSPA, são as únicas tecnologias crescendo no Ocidente”.
Crescimento no mundo todo
Foram registradas em torno de 253 milhões de conexões LTE na América do Norte, o que representa mais da metade ou 57 % de todas as conexões móveis da região. Esse resultado pode ser comparado com os números de outros grandes mercados globais para a LTE, a Europa Ocidental, com 26%, e a Oceania & Pacífico, com 24% do mercado LTE. Nos EUA, a LTE obteve penetração de praticamente 73%, baseada em uma população de aproximadamente 322 milhões de pessoas.
O crescimento da LTE na América Latina foi impulsionado por três principais fatores durante os últimos 12 meses: maior cobertura geográfica, o lançamento de serviços por novos operadores e mais disponibilidade de dispositivos mais econômicos
Já a América Latina apresenta taxas de crescimento altíssimas no uso do 4G. “O crescimento da LTE na América Latina foi impulsionado por três principais fatores durante os últimos 12 meses: maior cobertura geográfica, o lançamento de serviços por novos operadores e mais disponibilidade de dispositivos mais econômicos”, disse Jose Otero, Diretor da 5G Americas para a América Latina e o Caribe. “Embora o Uruguai, o Chile e a Argentina ainda lideram a região em penetração LTE, a taxa de adoção deve crescer em Costa e Rica e no Panamá”.
Em geral, a LTE registrou crescimento anual de 100%. Dessa maneira, a LTE dobrou o número de conexões globais para 1,29 bilhão no final do primeiro trimestre de 2016, comparado com 645 milhões de conexões no final do mesmo período em 2015.
Fontes