Nokia, Sony e Toshiba são as empresas do ramo de informática e eletrônicos que mais se preocupam com o meio ambiente. Esse foi o resultado apontado pela 14ª edição do ranking "Greener Electronics", mantido pelo Greepeace.
Atribuindo valores em uma escala que vai de 0 a 10, o ranking analisa o que empresas de tecnologias móveis e PCs estão fazendo para reduzir a eliminação de produtos químicos durante a fabricação bem como o descarte consciente de pilhas e baterias nos produtos.O ranking é elaborado ainda utilizando-se apenas informações públicas das empesas sobre os seus produtos, o que garante transparência na apuração dos dados.
Confira quais empresas participaram da avaliação, quais foram as suas notas e porque da atribuição de cada um dos conceitos:
1) Nokia - 7,3.
A exemplo do ranking anterior, a Nokia permanece em primeiro lugar graças às políticas adotadas na fabricação dos seus produtos para redução da emissão de resíduos tóxicos. No quesito consumo de energia, no entanto, a empresa perdeu alguns pontos.
2) Sony Ericsson - 6,9.
A Sony Ericsson assumiu o segundo lugar do ranking ao aprimorar também a eliminação de resíduos tóxicos dos seus produtos. No entanto ainda deixa desejar no quesito reciclagem.
3) Toshiba - 5,3.
A empresa também obteve boa pontuação na eliminação de resíduos tóxicos em suas fábricas. Porém, segundo o Greenpeace, precisa mostrar mais comprometimento até março de 2010 se quiser melhorar.
3) Philips - 5,3.
A empresa holandesa perdeu pontos na avaliação por ter atuado politicamente contra a inclusão de algumas substâncias tóxicas na legislação.
5) Apple - 5.1.
Entre todas as pesquisas, a empresa é a que mais tem apresentado crescimento no ranking. Melhor pontuação em eliminação de resíduos na fabricação e menos desperdício forma alguns dos seus pontos fortes.
5) LG Electronics - 5,1.
Apresentou melhorias, mas foi penalizada por adiar decisões relativas a eliminação de resíduos tóxicos.
5) Sony - 5,1.
Manteve uma alta pontuação no quesito consumo de energia, mas ainda se apoia em decisões políticas relativas a eliminação de resíduos tóxicos.
5) Motorola - 5,1.
Está na mesma situação que a Sony, porém teve uma pequena redução em sua pontuação em relação á pesquisa anterior.
5) Samsung - 5,1.
A empresa apresentou uma grande queda - era a segunda colocada no ranking anterior - por não demonstrar comprometimento com políticas relativas ao uso de substâncias tóxicas.
10) Panasonic 4,9.
A empresa manteve-se com a mesma pontuação do ranking que, infelizmente, não é nada boa. O Greenpeace apontou muito desperdício de energia e poucas soluções em reciclagem.
11) HP - 4,7.
Melhorou a posição graças ao seu claro apoio aos projetos de redução de emissão de substâncias tóxicas. No entanto, ainda está muito longe do ideal.
12) Acer - 4,5.
Manteve-se com a mesma pontuação em relação ao ranking anterior. O lobby feito em relação as mudanças na legislação de produtos químivos pesou contra a empresa na avaliação.
12) Sharp - 4,5.
Perdeu pontos na avaliação pelo pequeno número de informações disponibilizadas sobre a eliminação de resíduos tóxicos. Também não demonstrou apoio a mudanças na legislação sobre o assunto.
14) Dell - 3,9.
Teve seu score reduzido no critério consumo de energia e perdeu pontos por adiar decisões referentes a produtos químicos para 2011.
15) Fujitsu - 3,5.
Embora com uma pontuação geral ruim, melhorou o seu desempenho ao demonstrar apoio às inciativas globais de redução da emissão de carbono. Além disso, a empresa deve cortar as suas próprias emissões.
16) Lenovo - 2,5.
Também não teve alterações em sua pontuação. Permanece sem um prazo definido para aderir a algum programa de eliminação de resíduos tóxicos.
17) Microsoft - 2,4.
A Microsoft também teve o seu score reduzido por não apoiar nenhum tipo de mudança na legislação de produtos químicos.
18) Nintendo - 1,4.
A empresa que deu vida ao Super Mario segue em último lugar entre as corporações analisadas. A razão é bastante simples: ela não parece demonstrar o menor interesse no assunto.
Você costuma analisar o histórico ecológico das empresas antes de adquirir um produto ou serviço? Acredita que estar alinhado com conceitos como esses é importante para as empresas. Dê a sua opinião sobre o assunto nos comentários.
Categorias