Esquema técnico mostrando como é o Durango por dentro (Fonte da imagem: Reprodução/VG Leaks)
Na última quinta-feira, o site VG24/7 alegou ter ouvido de algumas fontes detalhes a respeito das especificações técnicas dos sucessores do Xbox 360 e do PlayStation 3 durante a CES 2013. Agora, o site VG Leaks, especializado em vazamentos relacionados à indústria dos games, divulgou aquilo que parece ser as configurações técnicas definitivas do Durango, como está sendo chamado pela Microsoft o próximo console que a companhia está desenvolvendo.
As especificações divulgadas coincidem em muitos aspectos com as especulações anteriores, reforçando a proximidade com os componentes daquilo que se espera do rival PlayStation 4.
CPU – O cérebro da máquina
O processador do Durango utiliza a arquitetura x64 e conta com oito núcleos, rodando cada um deles a 1,6 GHz. Segundo a fonte, ele em pouco se difere do modelo adotado pela Sony, possuindo 32 KB de memória cache L1 e 4 MB de cache L2. Confira a lista detalhada abaixo:
- Arquitetura x64;
- 8 núcleos operando a 1,6 GHz;
- Memória cache L1: 32 KB (para instruções) + 32 KB (para dados);
- Memória cache L2: 4 MB (2 MB por módulo);
- 2 módulos com 4 núcleos de processamento cada.
Cada núcleo do processador possui ao menos um processo (thread) de hardware totalmente independente do restante, não tendo que compartilhar recursos. Cada um desses threads é supostamente capaz de realizar duas operações por ciclo (clock).
GPU – Mastigando os gráficos da nova geração
Tratando da unidade de processamento gráfico do novo Xbox, a lista sugere um modelo operando na velocidade de 800 MHz, já com capacidades para instruções em Direct 3D 11.1 – a presente no mais novo DirectX, trazido ao mercado até o momento de forma exclusiva para o Windows 8.
Note que alguns aspectos ainda carecem de mais explicações, como é o caso do sensor sempre ativo para interfaces de usuário. Mais uma vez, a lista de especificações detalhadas abaixo:
- GPU Direct 3D 11.1;
- 12 núcleos para operações de shaders (subdivididos em 768 threads);
- Desempenho de pico: 1,2 trilhão de operações de pontos flutuantes por segundo;
- Sensor de alta fidelidade para Interfaces Naturais de Usuários (NUI), sempre ligado.
O truque da memória
Apesar de utilizar memória RAM do tipo DDR3 (mais lenta que a GDDR5 que estará, de acordo com boatos, no Orbis), o esquema divulgado pelo VG Leaks apresenta uma arquitetura bastante inteligente que consegue compensar isso. Ao ligar a GPU do console simultaneamente às memórias RAM e ESRAM, a largura de banda é otimizada para 170 GB por segundo. Veja os detalhes a seguir:
- 8 GB de memória RAM DDR3 (largura de banda de 68 GB por segundo);
- 32 MB de memória rápida ESRAM (largura de banda de 102 GB por segundo);
- Largura de banda combinada de 170 GB por segundo;
- HD sempre presente;
- Compatibilidade com discos Blu-ray de 50 GB.
Conexão de redes
- Compatibilidade com os sistemas Ethernet Gigabit (cabo), Wi-Fi e Wi-Fi Direct.
Aceleradores de Hardware
Estes são alguns componentes presentes no console para realizar algumas tarefas específicas e, desse modo, amplificar o potencial do hardware. Enquanto o site VG Leaks promete revelar nas próximas semanas a função exata de cada elemento do console, é possível imaginar que os primeiros itens dessa lista sejam dedicados especialmente ao Kinect (ou seu provável sucessor) – tornando melhor o seu desempenho. Veja abaixo:
- Engines de movimento;
- Codecs de Imagem, Vídeo e Áudio;
- Sistema MEC (sigla em inglês para Cancelamento de Eco Multicanal) do Kinect;
- Engine de criptografia para codificação, decifração e hashing.
A lista não divulga maiores informações a respeito do sistema operacional do console, mas alguns detalhes (como a presença do DirectX 11.1) apontam para a utilização de uma versão do Windows 8. Enquanto isso, o VG Leaks promete divulgar novas informações detalhadas a respeito de cada parte do console. Já em breve, o site promete revelar também os detalhes do Orbis (nome provisório do sucessor do PlayStation 3).
Fontes