Nos Estados Unidos, a Google começa a investir em um novo sistema chamado Google Fiber. Trata-se de um projeto que pretende levar internet e outros conteúdos digitais com muito mais velocidade e qualidade do que os atuais planos de telecomunicações conseguem oferecer. Para isso, fibras ópticas de ótima qualidade foram instaladas e serão mantidas por equipes da própria empresa de Mountain View.
E a primeira cidade a contar com o novo sistema já está com o Google Fiber em operação. Trata-se de Kansas City (que fica no estado de Missouri, EUA). Lá, as transferências obtidas com o sistema da Google conseguem alcançar velocidades próximas aos 1.000 Mbps – tanto para download quanto para upload. Isso significa conexões com cerca de 100 vezes mais velocidade do que a média norte-americana.
"Espera aí! São realmente 1.000 Mbps?"
Sim, estamos falando de uma conexão de 1 Gbps – são cerca de 128 MB por segundo de download. Com isso, você poderia baixar um DVD em menos de um minuto. Para fazer o download de um Blu-ray, você não demoraria nem 10 minutos e a quantidade de músicas que poderiam ser baixadas nesse tempo é muito grande. Como você pode perceber, é muito mais do que os 15 Mbps que os brasileiros podem contar.
TV por assinatura no pacote
Além de sinal de internet, a estrutura de fibra óptica pode ser utilizada também para a transmissão de conteúdos de vídeo. São 160 canais norte-americanos, que podem oferecer uma infinidade de programas, esportes e shows. Mas alguns órgãos da imprensa internacional repararam que não estão listados os canais da ESPN, Time Warner, HBO, TNT, Cartoon Network e outros das mesmas companhias. (Fonte da imagem: Reprodução/Google Fiber)
Preços dos pacotes
Quem quiser utilizar apenas os pacotes de internet não precisará pagar por assinaturas mensais, apenas os 300 dólares que a Google cobra para a instalação do sistema. Para isso não existe a mesma velocidade oferecida nos pacotes mais avançados, sendo que a conexão é limitada a 5 Mbps para download e 1 Mbps para upload.
(Fonte da imagem: Reprodução/Google Fiber)
O plano de internet de 1 Gbps não terá cobrança de instalação, mas custa 70 dólares mensais e oferece um kit de assinatura bem interessante. Por mais 50 dólares, os assinantes podem ter o pacote completo, que envolve também os 160 canais de televisão por assinatura que foram mencionados anteriormente. Esse último plano conta ainda com o kit especial como presente.
Itens inclusos
Um dos principais itens que os assinantes vão receber é a Network Box, que funciona como um modem e roteador. Além disso, há a Storage Box para armazenamento de dados e também para a gravação de programas transmitidos na TV Box, que também faz parte do kit e age como um decodificador de sinal.
(Fonte da imagem: Reprodução/Google Fiber)
Os assinantes ainda ganham 1 TB de armazenamento no Google Drive. Por fim, os assinantes recebem um controle remoto de fazer inveja em qualquer pessoa. Trata-se de um tablet Google Nexus 7, que também permitirá que os canais sejam acessados diretamente por ele.
Fonte: Google Fiber
Categorias