(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)
Na noite desta segunda-feira (18), em evento exclusivo para a imprensa, na cidade de Los Angeles, a Microsoft mostrou sua própria linha de tablets: Surface. São dois modelos de aparelhos que vêm para bater de frente com a Apple e a Samsung, mostrando que o novo Windows 8 quer entrar para valer na era móvel.
A diferença dos modelos está na arquitetura: o mais econômico utiliza processador ARM da NVIDIA com Windows RT, já o mais parrudo trabalha com processador i5 da Intel e quer trazer todo o poder de um notebook para um tablet. Ambos ainda não têm preço nem data definitiva, mas a Microsoft garante que "serão competitivos" e que o RT deve chegar na primavera, enquanto o Pro apenas 3 meses após o lançamento do Windows 8.
Tablet Surface com Windows RT
- Sistema operacional: Windows 8 RT
- Peso: 676 gramas
- Espessura: 9,3 milímetros
- Bateria: 31,5 Wh
- Processador: NVIDIA ARM
- Tela: multitouch capacitiva de 10.6 polegadas ClearType HD
- Conectividade: portas USB 2.0, microSD, Micro HD Vídeo e antena MIMO 2x2
- Capacidade: 32 e 64 GB de armazenamento
- Software incluso: Office Home & Student 2013 RT
- Acessórios: Touch Cover, Type Cover, Vapor Mg Case & Stand
Tablet Surface com Windows 8 Pro
- Sistema operacional: Windows 8 Pro
- Peso: 903 gramas
- Espessura: 13,5 milímetros
- Bateria: 42 Wh
- Processador: Intel Core i5 (Ivy bridge)
- Tela: multitouch capacitiva de 10.6 polegadas ClearType HD Full HD (1080p)
- Conectividade: portas USB 3.0, microSDXC, Mini Display Port e antena MIMO 2x2
- Capacidade: 64 e 128 GB de armazenamento
- Acessórios: Touch Cover, Type Cover, Vapor Mg Case & Stand, Caneta com bloqueio da palma da mão
Kickstand e Touch Cover
Não foi à toa que tivemos um evento com ar misterioso. A Microsoft quis impressionar. Impressionou. À la Apple (sim, até a apresentação foi no mesmo estilo), os tablets Surface podem se manter erguidos graças ao destacamento parcial da traseira, chamada de Kickstand, que os mantém em pé.
(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)
Além disso, de forma muito semelhante à empresa da Maçã, a Microsoft adicionou uma capinha protetora à venda separadamente, de nome Touch Cover. E esta também tem sua "magia". Produzida com sete camadas, ela possui apenas 3 milímetros de espessura e traz um teclado sensível à pressão, podendo ser acoplado ao tablet facilmente.
(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)
Assim como no iPad, este teclado tem superfície magnética para grudar instantaneamente no tablet, sem que haja chance de errar o lado correto. São cinco cores de teclado disponíveis.
Futuro digital
Os dois aparelhos da Microsoft possuem duas câmeras, sendo a frontal preparada para videoconferências. Facetime? Não, aqui é LifeCam, e a câmera traseira tem um ângulo de 22 graus, ou seja, mesmo que você esteja usando o Kickstand para manter os tablets em pé, você pode fazer gravações com as mãos livres. Os tablets Surface possuem ainda saídas de som estéreo e dois microfones para você usar o Skype.
(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)
Poder nas suas mãos
A tela dos tablets Surface é widescreen, com formato de imagem 16:9 e alta angulação para que todos os amigos à sua volta possam desfrutar de vídeos e belas imagens. A intensidade da claridade é autoajustável de acordo com a luz do ambiente, seja ele interno ou externo. Há ainda espaço para cartões Micro SD e portas USB, significando que eles tem mais conectividade que o tablet da Apple.
Outro quesito que chama atenção é a resistência, uma vez que o aparelho foi construído com vapor de magnésio para garantir a integridade do hardware. A tela tem a tecnologia Gorilla Glass para aguentar arranhões e batidas de alto impacto. Sem falar na bateria, que promete longa duração.
Por exemplo, embora ainda não tenhamos como comparar a bateria em mAh com o iPad, pois não sabemos a voltagem dela, podemos prever que a da versão RT é maior que a dos dois primeiros modelos da Apple, enquanto a do Pro deve equivaler ao novo iPad com tela Retina Display.
Experiência completa
É isso o que promete a gigante de Redmond. Todo o poder de um notebook com Windows poderá ser sanado com o tablet Surface em sua versão Pro. Mas como reagirão as grandes parceiras Acer, HP, Dell, Toshiba, Asus, Lenovo, MSI etc., que mantêm o ecossistema Windows tão plural e vivo? Fique ligado no Tecmundo para saber o desfecho desta ótima história que apenas começou.
Fonte: Microsoft
Categorias