Quem não quer ficar preso aos sistemas operacionais portáteis mais comuns do mundo – Android, iOS e, agora também, Windows Phone – pode começar a ter esperanças em uma nova plataforma. Trata-se do Tizen, que teve o código-fonte liberado na semana passada e agora já começa a ser visto em protótipos de aparelhos, como é o caso do Samsung mostrado no vídeo acima.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Baseado no código-fonte do Linux – assim como o MeeGo –, o Tizen promete suporte para as principais linguagens da atualidade, o que pode facilitar o desenvolvimento de aplicativos para o sistema operacional. Mas o principal no momento é saber se a Samsung vai realmente produzir aparelhos com o sistema – ou se este é apenas um protótipo construído sob encomenda para os responsáveis pelo Tizen.
Segundo o site Tizen Talk, este protótipo apresentado possui processador ARM dual-core de 1,2 GHz (não foi revelado o fabricante). Pelo menos em uma primeira vista, o sistema operacional parece rodar muito bem no smartphone, mas ainda é cedo para dizer se é possível apostar no sucesso do Tizen.
Fontes: Tizen Talk, Tizen e The Handheld Blog
Categorias