Olá leitores do Baixaki! Sejam muito bem-vindos a mais um artigo da série especial Nero, na qual mostramos a vocês todos os recursos e truques que estão à sua disposição com a mais recente versão do pacote de programas NERO!
Já cobrimos um pouco das questões de instalação, gravação (imagens ISO, criação de discos de áudio), edição de capas para CDs e DVDs, criação de Menus profissionais para seus filmes, utilização do Nero Live e de alguns outros programas embutidos no Suite).
Então, hoje trataremos um pouco a respeito do Nero PhotoSnap Viewer, um programa simples e versátil — incluso no pacote de instalação da versão 9 — dedicado exclusivamente à visualização de imagens e de suas respectivas informações (METADATA, embutidas pelos autores nos arquivos).
Em apenas alguns segundos, você perceberá que utilizá-lo é tão simples quanto usar a ferramenta padrão do Windows (galeria de imagens), apenas com alguns recursos a mais e muito mais charme quando falamos em interface.
Pronto para ver minuciosamente todos os detalhes e funções do programa? Então vamos lá!
Dica
Uma vez instalado o Nero 9, você pode definir a afinidade dele com os diversos tipos de arquivos do seu computador (para, por exemplo, fazer com que vídeos se abram com o player Nero). Caso queira definir o Nero PhotoSnap Viewer como visualizador padrão de suas imagens, clique com o botão direito sobre o arquivo a ser aberto, selecione “Abrir com” e clique sobre “Escolher programa padrão”.
Em seguida será aberta a tela para a escolha, conforme mostrado abaixo. Basta marcar Nero PhotoSnap Viewer e clicar em “Ok”.
Visualizando e navegando pelas imagens
A compatibilidade do programa com os tipos de arquivos de imagens (BMP, JPEG, TIFF, GIF e demais formatos) é muito extensa, portanto recorra ao manual online para obter a lista completa. Para abrir a imagem, você pode ir diretamente ao botão “Open”, na barra de ferramentas. Alternativamente, siga até o menu “File” ou ainda pressione simultaneamente as teclas de atalho, Ctrl+O.
Depois de abrir uma fotografia qualquer de sua galeria, você pode acessar outras imagens contidas na mesma pasta direto pelo programa, sem ter que abri-las manualmente no Windows. Para isso basta que você clique nos botões “Previous” e “Next”, conforme mostrado na imagem abaixo:
Infelizmente, não podem ser configurados atalhos alternativos para a navegação entre imagens, entretanto você pode utilizar as teclas “Page Up” e “Page Down” no teclado ou ainda ao net scroller do mouse (o botão giratório) para realizar a mesma tarefa. Para aproximar ou afastar, role o net Scroller enqunto pressiona a tecla “Ctrl”.
Menus principais
O Nero PhotoSnap Viewer possui quatro menus principais, além de um quinto para a obtenção de manuais e ajuda. São eles:
• File: equivalente a “arquivo”, carrega as opções para abrir arquivo, para configurar e imprimir páginas, configuração de Plug-ins e também opções gerais do programa.
Estas opções gerais (mostradas na imagem abaixo) permitem — em ordem — o redimensionamento automático das imagens para a visualização, duplo clique para abertura em tela cheia, mostrar nome do arquivo no modo de tela cheia, pixels interpolados para melhorar a qualidade, fechar o programa quando o botão de edição é acionado e, por fim, alterar a cor do plano de fundo.
• View: Opções de visualização, para serem mostradas as barras de ferramenta e de status, nível de Zoom (de 12,5% a 800%), modo de tela cheia e redimensionamento automático para o tamanho da janela.
• Go: apenas para voltar ou avançar a uma outra imagem da galeria.
• Tools: Ferramentas adicionais. Por aqui pode ser editada a imagem (abre o Nero PhotoSnap completo, que nós descreveremos um pouco mais abaixo), mostrados os seus dados complementares (METADATA) ou ainda girada tanto em sentido-horário quanto em anti-horário (de 90 em 90 graus).
Barra de ferramentas
A barra de ferramentas serve basicamente como um atalho para as funções já descritas até aqui, encontradas também nos Menus principais. A vantagem dela é a praticidade de acesso. Estão presentes comandos de abrir, girar imagem, avançar e voltar, aproximar, modo de tela cheia, informações adicionais e tópicos de ajuda.
Editando a imagem – Nero PhotoSnap
Como mencionamos acima, ao clicar sobre o botão “Edit”, você fecha o programa de visualização e abre o de edição, chamado Nero PhotoSnap. Pense nele como um Photoshop simplificado, repleto de filtros e opções para você ajustar, corrigir e melhorar as suas imagens e papéis de parede em instantes!
As principais opções instantâneas ficam visíveis em um menu à direita da tela, mas o melhor de tudo é que, a cada comando selecionado, o Nero PhotoSnap abre uma pequena janela especializada em mostrar o antes e o depois das suas operações. Não gostou de um filtro? Apenas desfaça a ação clicando sobre Cancel!
Os principais destaques aqui são:
• Correção automática da imagem: brilho, tons e equilíbrio de branco, ruído e posição.
• Correção de distorção de lente (tanto interna quanto externa).
• Controle de nitidez.
• Remoção de olhos vermelhos.
• Remoção de pixels quentes (distorções e ruídos leves).
• Redimensionamento e recorte.
• Brilho.
Ainda no menu direito, clicando sobre a opção “Other Effects”, você ganha acesso a muitas outras opções interessantíssimas, incluindo filtros automáticos de brilho solar, envelhecimento das fotos, imagens em dois tons, liquefação e até mesmo caleidoscópio! Confira abaixo alguns dos exemplos rápidos, obtidos apenas com uma das funções selecionadas:
E aí, que tal substituir o velho visualizador do Windows pelo Nero PhotoSnap Viewer e seu acompanhante, especializado na aplicação de efeitos nas fotos? O legal é que tudo fica integrado, permitindo que você navegue e edite com muito mais velocidade, pois os recursos são fartos.
Faça o teste e não deixe de comentar a sua experiência com o excelente pacote de aplicativos Nero! Até a próxima!
Categorias