Quem é que não adorava se sentar em frente à televisão para curtir a obra prima de Akira Toriyama, Dragon Ball? Narrando a épica história de Son Goku e seus amigos, o desenho angariou uma imensa legião de fãs pelo mundo inteiro e, mesmo após vinte anos de seu lançamento, continua a “vender como água”.
Mas, o tempo passou e a série animada viu seu fim (para 2009 está prevista apenas uma versão remasterizada em alta definição), isso depois de ter passado pelas três grandes etapas: Dragon Ball, Dragon Ball Z (talvez a mais popular delas) e Dragon Ball GT, a única que não foi baseada nos quadrinhos originais, que circulavam na revista Weekly Shōnen Jump.
Morre de saudades do carisma dos herois e das divertidas aventuras? Então aproveite, pois preparamos uma seleção dos melhores jogos baseados no Anime, para você aproveitar cada gota de nostalgia e reviver a sua infância, aí vai!
A seleçao
Jogos de todos os tipos para fazer seu Ki se elevar
Mugen? Este não é aquele “sisteminha” para criar jogos de luta? A resposta é sim, mas você se surpreenderá com a qualidade final deste projeto. Os personagens de Dragon Ball são apenas uma parte, já que estão no bolo Street Fighter, Mortal Kombat, Super Mario (e Luigi!), Samurai Shodown e até Fatal Fury!
Quem está acostumado com jogos nos quais a pancadaria rola solta — com múltiplos golpes seguidos (combos), ataques especiais, “supers”, saltos e contra-ataques — se sentirá em casa, pois Mugen Tournament 3 se parece muito com Street Fighter e, em outros momentos, com Marvel vs Capcom. Sendo assim, não se esqueça de ligar um bom controle ao seu computador!
O grande contratempo com esta verdadeira obra de arte é o processo de configuração e ajuste, justamente para que ele rode (é necessário mover e descompactar dezenas de pastas, o que leva alguns minutos) adequadamente. Se tiver dúvidas com relação a esta etapa, apenas acompanhe o tutorial passo-a-passo da página de download do Baixaki. Tudo é explicado em detalhes.
E no que diz respeito às configurações, agradecimentos aos usuários “proclook” e “Daniel Bueno Moreira”, que ajudaram postando dicas de como configurar o modo de tela cheia. O processo se resume em abrir o arquivo “mugen” com o bloco de notas e editar as linhas descritas nos comentários deles, que estão na página de Download.
Acredite, de todos os jogos com personagens de Dragon Ball, este é um dos melhores. É recompensador gastar um tempo na sua configuração e no download, que é gigantesco.
Tem saudades das célebres frases como, por exemplo, “Morra Kakaroto, seu verme insolente!”? Então Dragon Ball Sagas, outro jogo de luta em 2D, é um prato cheio para você, pois ele trás o áudio das dublagens brasileiras da série no início de cada combate. A qualidade do som não é das melhores (chega a lembrar os desenhos Hanna-Barbera), mas o que vale é a nostalgia.
Golpes e movimentos voam soltos pelos ares, tentando recriar o espírito original do desenho. Existem sequencias especiais, golpes com Ki e outras possibilidades. Mesmo depois de ter dominado os comandos, estude bem os personagens para não apanhar feio do Goku Super Sayajin 5.
Super Sayajin 5, está louco? Eu não, mas o criador deste game “pirou” legal com personagens dotados de poderes e formas nunca antes vistas. Como consequencia, não há um equilíbrio direto entre o elenco (com alguns dos herois fica muito fácil ganhar).
Novamente, a ideia é Dragon Ball “contra a rapa”. Personagens e cenários de Street Fighter, Marvel e Mario dão as caras por aqui, junto com personagens dos desenhos animados de Akira Toriyama que parecem ter sido retirados do game Hyper Dimension, lançado há alguns anos atrás para o console Super Nintendo.
Os maiores problemas são a necessidade de rodar em resoluções baixíssimas (o que o torna incompatível com algumas placas de vídeo) e a impossibilidade de funcionar sob sistema operacional Windows Vista. Parta para ele se tem o XP em sua máquina.
Jump Shin Ultimate Galaxy Stars X3
Dando continuidade à lista de jogos de luta em duas dimensões, temos Jump Shin Ultimate Galaxy Stars X3. Também escrito na plataforma M.U.G.E.N., este game — que não leva o nome de Dragon Ball — mistura os personagens da série com os de outros animes bem famosos pela terra do sol nascente (Japão).
Curte durabilidade e variedade? Então se prepare, pois já de cara ele apresenta uma verdadeira penca de conteúdo para você se divertir: 62 personagens, 30 cenários de partida e diversos modos de jogo, tais como Adventure, combate simples e Survival, no qual você deve sobreviver ao ataque de uma horda de inimigos.
As lutas têm boa velocidade e os personagens muitas magias especiais, mas o problema com o jogo reside no departamento gráfico. Você terá que se concentrar para passar pelos pixels estourados que preenchem a tela. Há também uma ligeira inconsistência nos gráficos dos personagens, pois algum tem mais resolução, outro menos.
De qualquer forma, vale à pena dar uma conferida.
De outra perspectiva
Eles também são de luta, mas oferecem olhares diferentes ao jogador
Se Mugen Tournament é o melhor que você pode conseguir de um jogo de luta tradicional, Dragon Ball Z – Budokai X (criado por Julen 26) é a mais encantadora e bem finalizada versão de briga estilizada. Sem brincadeira, os gráficos caricatos e simplificados atraem a todos os tipos de pessoas, mas é o acabamento e a quantia de conteúdo que ele oferece que assustam.
Todos os menus possuem imagens e músicas retiradas da série, além de animações próprias de deslocamento. Ao selecionar a opção Saga, você terá que atravessar toda a história do desenho, recriando os combates quase letais contra Raditz, Freeza, Vegeta, Cell, Buu e os demais vilões. Se não tiver tempo para tudo isso, apenas parta direto para a luta com a opção Battle.
Mas não vá pensando que a simplicidade gráfica representa a jogabilidade, pois acontece justamente o oposto. São sete botões, além do uso das setas direcionais para o deslocamento do personagem, ao seu dispor. Magia, elevar Ki, super velocidade, ataque rápido, socos e chutes são apenas alguns dos exemplos de movimentos possíveis.
Não se deixe enganar pelos gráficos extremamente simples e pela falta de acabamento nos menus deste game, pois ele é viciante e, de quebra, está em português! Com uma mecânica direta de jogo e apenas três botões (um para saltar, outro para atirar poderes e outro para andar lateralmente), ele consegue entreter na medida certa. Também não é necessária instalação, portanto descompacte-o e parta direto para a briga.
O combate se passa em um campo aberto, com rochas e obstáculos que podem agir como proteções. Para atingir seu adversário, basta mirar com as setas direcionais e disparar, sem contato corpo a corpo.
Os grandes destaques são a jogabilidade (como dito acima) e a trilha sonora, retirada da série original. Já na abertura você será embalado pelo ritmo de “Rock the Dragon” (adaptação americana para a introdução). E aí, o que está esperando? Vá com tudo para cima de seus adversários!
Dica: atirar seus poderes consome pequenas partes da barra azul, que representa seu ki. Para recarregá-lo (ou aumentá-lo, se preferir) como faz o personagem adversário, segure o botão de tiro e pressione qualquer seta direcional.
Como o único integrante da lista dotado de gráficos tridimensionais, ESF infelizmente acompanha uma restrição enorme para alguns de nossos usuários: por se tratar de uma modificação do jogo Half-Life, é necessário que ele também esteja instalado em sua máquina. Mas, se você é um felizardo e manteve esta relíquia ativa em seu PC, se prepare!
A modelagem dos personagens apresenta um grande cuidado em manter a aparência do desenho, além de ser muito bem animada. Todos os ataques e movimentos são baseados no que era retratado na telinha.
Como o sistema de combate é complexo, você pode criar suas próprias salas de combate com jogadores controlados pelo computador, de modo a treinar e se tornar o mestre do mundo das artes marciais avançadas (e alienígenas!).
E aí, curtiu os jogos? Certamente um deles o agradará com brigas de tirar o fôlego (e a pele do seu dedo, de tantos movimentos e apertos nos botões), portanto tire seu controle da gaveta, configure-o e parta para a briga! Até a próxima!