Dados de servidores estão mais seguros no Windows 8. (Fonte da imagem: Building Windows 8)
Você provavelmente tem uma série de fotos, vídeos e textos importantes em seu computador, dados que existem apenas no formato digital. Mas o que aconteceria se o drive da máquina apresentasse problemas e apagasse todos esses arquivos antes de você fazer um backup?
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Microsoft parece preocupada com esse problema. De acordo com uma postagem no blog oficial de desenvolvimento do Windows 8, o sistema operacional agora vai contar com o Storage Spaces, uma tecnologia capaz de trazer mais segurança aos seus dados sem gastar tanto espaço em disco.
A função principal dele é criar pools de armazenamento virtual para guardar todos os dados contidos em novos HDs ou discos físicos conectados à máquina, como aparelhos em USB, SATA ou SAS, por exemplo.
O Storage Spaces ainda permite a criação de um disco "espelho" (Mirror), que replica os dados mais importantes de sua máquina e permite o acesso normal a eles, mesmo que o original tenha sido danificado. Além disso, se o seu disco rígido está com a capacidade quase estourando, a função permite que você adicione novos drives facilmente para dividir o armazenamento de dados e “desafogar” o sistema.
A tecnologia é uma evolução do Drive Extender, que estava presente no Windows Home Server, usado em servidores de banco de dados. A partir de agora, a ideia é popularizar a função no Windows 8, apesar dos computadores com configurações mais modestas não apresentem tanto espaço para guardar TBs de arquivos.
Categorias