Que tal criar um maravilhoso líquido fluorescente aí na sua casa? A ideia é muito interessante e pode ser concretizada rapidamente. Confira mais um vídeo de Iberê Thenório para saber exatamente como fazer a experiência, que é muito simples e pode ser utilizada até mesmo como decoração em festas. Mas vale um lembrete: nunca beba o líquido criado, pois ele é composto por tinta e pode causar intoxicação.
Materiais necessários
- Duas canetinhas fluorescentes amarelas;
- Uma lâmpada negra (se possível, uma lâmpada fria);
- Água.
Como fazer
Para começar, é bom deixar um copo com água separado. Abra as canetinhas fluorescentes e retire a carga delas, colocando-as no copo com água e mexendo bastante para dissolver a tinta. Ao final do processo, a água deverá estar amarela (é importante utilizar canetinhas da cor indicada na lista de materiais).
Agora, em um ambiente completamente escuro, acenda a luz negra perto do copo e veja os efeitos visuais incríveis gerados por ela. Eles acontecem porque a lâmpada negra emite luz ultravioleta, que é invisível ao olho humano. O líquido com a tinta das canetinhas consegue refleti-lo, mas o faz de maneira modificada, o que causa a fluorescência da água.
.....
Como o próprio Iberê afirma no vídeo, esse processo é similar ao visto em ambientes festivos, em que a luz negra é utiliza para refletir os dentes e partes brancas de roupas. O mesmo princípio se aplica ao sabão em pó que promete deixar a roupa mais branca: ele apenas reflete mais luz do que os outros.
Categorias