Embora letais, as armas de fogo sempre atraíram a atenção da população. Observar como pequenos instrumentos são capazes de tamanha destruição, além de ser um ato reflexivo, é também uma oportunidade de considerar qual é a melhor maneira de se fazer um bom uso deles.
As pistolas semiautomáticas são consideradas uma das armas mais populares e com maior número de possibilidades de utilização. Diferenciando-se das automáticas apenas pela quantidade de tiros disparados, armas como essas existem desde o século XIX e foram fundamentais durante as duas Guerras Mundiais.
Apesar de estarem disponíveis em diversos formatos e calibres, as pistolas semiautomáticas têm, em linhas gerais, sempre a mesma mecânica de funcionamento e embora pareçam complexas, seguem a mesma lógica de utilização descoberta há mais de um século.
O infográfico acima mostra como é funcionamento de uma pistola semiautomática, desde o momento em que o atirador aperta o gatilho até o instante em que a bala sai da pistola e ela fica em estado de espera para um próximo tiro. Além disso, o infográfico mostra as principais partes internas de uma pistola.
Infográfico: Diogo Saito. Ilustrações: Nick Mancini.
Colaboração: Jonathan D. Machado
Categorias