Embora o Windows 8 Consumer Preview tenha se mostrado bem estável durante os testes feitos pela equipe do Baixaki, muitas pessoas estão receosas de instalar o novo sistema operacional da Microsoft em seus computadores, mesmo utilizando dual boot. Apesar desse medo, a curiosidade para saber o que o SO trouxe de novidades é bem grande.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para solucionar esse impasse, você pode utilizar uma máquina virtual (mais conhecida como Virtual Machine ou simplesmente VM) para rodar o Windows 8 sem abrir mão do sistema operacional que está instalado em seu computador. O processo é relativamente longo, mas bem simples. Confira abaixo todos os programas e ferramentas necessários para ter o novo SO do Bill Gates em seu PC.
Você vai precisar de...
Antes de dar continuidade ao tutorial, é importante que você tenha todos os componentes necessários instalados em seu computador. Para rodar o Windows 8 Consumer Preview em uma máquina virtual, você vai precisar de:
Como você pode reparar, o programa para a criação de VMs utilizado neste tutorial é o VirtualBox. Porém, é possível usar qualquer aplicativo do gênero. O Baixaki possui uma lista bem grande, com várias opções de ferramenta para você escolher.
O que é uma máquina virtual?
Apesar de ser um conceito bem comum para quem navega na internet há algum tempo, nem todo mundo sabe o que é uma máquina virtual. As VMs são ambientes alternativos ao SO presente em seu computador, que permite a você ter mais de um sistema operacional no PC sem a necessidade de mexer com particionamento de discos e dual boot.
Esse recurso pode ser utilizado quando você deseja testar um aplicativo (ou mesmo um sistema operacional inteiro) sem expor sua máquina a possíveis vírus ou instabilidades que podem acontecer.
Caso aconteça alguma invasão de vírus na VM, por exemplo, você pode simplesmente apagar o disco virtual criado e criar outro. O sistema operacional hospedeiro (aquele no qual a máquina virtual está sendo executada) não sofre qualquer interferência direta do SO que está sendo emulado.
Faça você mesmo
Criando a máquina virtual
Antes de iniciar a instalação do Windows 8 Consumer Preview, é preciso ter uma VM criada e devidamente configurada para abrigar o novo sistema operacional. Após a instalação do VirtualBox, é só seguir os passos abaixo para dar início ao processo de configuração do disco virtual.
1) Abra o VirtualBox e clique em “Novo” para iniciar a criação de uma nova máquina virtual. Na tela que aparecer, selecione a opção “Próximo” para configurar a VM.
2) Na nova janela, escolha o nome da máquina virtual e o sistema operacional que será emulado. Não se esqueça de escolher a opção “Windows 8” no campo “Versão”.
3) O próximo passo é selecionar o quanto de sua memória RAM será destinada ao sistema operacional emulado. Para não sobrecarregar demais o computador e também não deixar a máquina virtual muito lenta, é aconselhado utilizar metade da memória disponível em sua máquina. Clique em “Próximo” para dar continuidade.
4) Na próxima janela, certifique-se de que as opções “Disco de Boot” e “Criar novo disco rígido” estejam selecionadas. Na tela seguinte, marque o item “VDI (VirtualBox Disk Image)” e pressione “Próximo” para seguir em frente.
5) Agora é a hora de selecionar o tamanho do disco virtual. Para que a instalação do Windows 8 aconteça sem problemas, é preciso que o HD tenha, pelo menos, 10 GB. Porém, para que você possa instalar aplicativos e armazenar arquivos na VM, é recomendado usar pelo menos 20 GB de espaço.
6) A tela seguinte exibe um resumo de tudo o que foi configurado até o momento. Para finalizar o processo, clique em “Criar”. Feito isso, sua nova máquina virtual estará pronta para receber o Windows 8.
7) Para iniciar a sua VM para o novo Windows, selecione ela na lista exibida na janela do programa e clique no botão “Iniciar”.
Iniciando a instalação do Windows 8
Na primeira execução de uma máquina virtual, o VirtualBox detecta a ausência de um sistema operacional e, por isso, exibe uma tela para você selecionar a mídia para instalação. É possível escolher o próprio drive de CD/DVD presente em seu computador (chamado de “Drive do Hospedeiro”) ou qualquer pasta e arquivo presente no PC.
No caso deste tutorial, a segunda opção será utilizada, e o arquivo a ser selecionado é a imagem ISO do Windows 8 Consumer Preview, baixada anteriormente. Ao clicar em “Próximo”, uma janela com um resumo do que foi configurado será mostrada. Caso as informações exibidas estejam corretas, pressione o botão “Iniciar” e aguarde até o boot da máquina.
O processo de instalação agora é exatamente igual ao mostrado quando você está utilizando um disco rígido real para adicionar o Windows 8. Assim que aparecer a tela para particionar o HD, não se esqueça de clicar em “New” e selecionar todo o espaço disponível.
E não precisa se preocupar com as configurações do computador hospedeiro, pois elas não sofrerão qualquer alteração durante a execução da máquina virtual. Agora, é só aproveitar para testar todos os recursos oferecidos pelo novo SO da Microsoft, sem abrir mão da estabilidade e segurança que o Windows 7 oferece.
.....
E você, leitor, já testou o Windows 8 Consumer Preview? Não deixe de enviar um comentário dizendo o que está achando do sistema operacional até agora e o que pode ser melhorado pela equipe de desenvolvedores da Microsoft.
Categorias