Reuters - As vendas mundiais de computadores pessoais superaram 85,2 milhões de unidades no segundo trimestre, volume 2,3 por cento maior em relação ao mesmo período do ano passado, segundo resultados preliminares de levantamento conduzido pela empresa de pesquisa de mercado Gartner.
"Depois do mais forte crescimento nas vendas de PCs em quatro anos, motivados por forte demanda por mini-notebooks e notebooks de baixo custo, o mercado passou a um crescimento modesto, mas estável", disse Mikako Kitagawa, analista do Gartner.
"A desaceleração do crescimento geral indica que o mercado de PCs ainda está em um período de ajuste, que começou no segundo semestre de 2010."
A HP continuou a ser líder mundial do setor, com participação de 17,5 por cento nas vendas mundiais de PCs no segundo trimestre. A companhia registrou embarques de 14,88 milhões de unidades ante 14,45 milhões um ano antes.
A Dell ficou em segundo, com fatia de 12,5 por cento, seguida de perto por Lenovo, com 12 por cento, Acer, com 10,9 por cento; e Asus, com 5,2 por cento; das vendas globais, segundo o Gartner.
Os dados incluem desktops e PCs portáteis, mas não computadores tablet.
Categorias