Um vídeo publicado pela equipe da Google Brasil nesta segunda-feira (11 de julho) afirma que o Orkut ainda possui forte participação no país e apresenta um crescimento constante. Além de destacar o número de recados, fotos e vídeos enviados pelos usuários, a empresa tenta atrair a atenção de empresas para as comunidades da rede social.
Segundo a produção, mais de 30 milhões de brasileiros possui uma conta no serviço e grande parte deles acessa o site diariamente. A empresa afirma que a taxa de retorno é muito grande, especialmente em relação ao público jovem, na qual fica em torno de 95%.
A companhia afirma que somente na véspera do Natal de 2011, foram publicadas 63 milhões de fotos, o que resultou em 1,6 bilhões de visualizações em um período de 24 horas. No mesmo dia, mais de 93 milhões de novos recados foram escritos e enviados através da rede social.
O vídeo finaliza com uma mensagem da Google Brasil para as empresas, na qual a companhia afirma que as comunidades do Orkut são o melhor local para encontrar a opinião dos usuários sobre algum produto ou serviço. Em nenhum momento a produção cita o Google +, tampouco faz menções ao crescimento constante do Facebook entre os usuários nacionais.
Rede estagnada
Apesar do grande número de usuários e visualizações, o Orkut parece estar passando por um momento de estagnação. Uma pesquisa divulgada pela ComScore em abril de 2011 mostrava que a rede social contava com cerca de 32,1 milhões de usuários brasileiros – número bastante semelhante aos dados divulgados pela Google Brasil nesta segunda-feira.
(Fonte da imagem: Orkut)
Embora o Facebook tenha um número menor de usuários únicos e visualizações, em um ano a rede de Mark Zuckerberg aumentou em 371% sua participação no país. Com o lançamento oficial do Google +, a Google terá que investir em muitas novidades se pretende que o Orkut continue com os mesmos patamares atuais e não tenha o mesmo destino do MySpace.
Categorias