(Fonte da imagem: Divulgação / Google)
A Google anunciou a retirada de 26 aplicativos do Android Market, a loja virtual de seu sistema operacional para portáteis. Pela segunda vez, a empresa foi forçada a retirar alguns programas inseridos recentemente, capazes de infectar os aparelhos e comprometer sua a segurança.
A invasão de aplicativos com conteúdo perigoso é bastante similar ao que aconteceu em março, quando um arquivo parecido foi incorporado em softwares do Android Market. Alguns deles possuem nomes de programas ou jogos famosos, como Tetris e Solitaire Free, por exemplo – e realmente cumprem a função do aplicativo, apesar de incluírem o vírus em sua composição.
O Droid Dream Light, como foi batizado o malware, é ativado quando o usuário aceita uma chamada de voz falsa. O programa envia algumas informações do smartphone para servidores remotos, além de ganhar a liberdade de baixar e instalar novos pacotes para o aparelho.
A descoberta foi feita pela Lookout, uma empresa de segurança de aparelhos móveis. A Google foi notificada e rapidamente apagou os aplicativos, para evitar novos danos, mas estima-se que o número de usuários afetados esteja entre 30 e 120 mil pessoas.
Se você realizou downloads no Android Market nas últimas semanas, fique de olho nos seguintes desenvolvedores, cujos softwares carregam a infecção:
- GluMobi
- DroidPlus
- BeeGoo
- E.T. Tean
- Mango Studio
- Magic Photo Studio